Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | REBECA FERREIRA DE SOUZA BORGES | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T22:50:15Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T22:50:15Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6216 | - |
dc.description.abstract | This study sought to understand how Brazilian researches conceive and investigate the teaching of mathematics in the early years, as well as to identify the presence of manipulable didactic materials as a teaching and learning tool. The methodological procedures consisted of qualitative and exploratory bibliographical research. The results obtained indicate that there is still a fear in the use of manipulable materials by the teachers due to insufficient training, which makes the teaching of Mathematics still very expository and vertical, with the student only a receiver of knowledge. The manipulable didactic materials were present in some studies as important tools in order to guarantee a more constructive process of knowledge, where the student is the protagonist of his learning, which can contribute to a better understanding of mathematical concepts, making learning more meaningful and pleasurable. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | - |
dc.subject | Materiais Didáticos Manipuláveis | - |
dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A PRESENÇA DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SHEILA DENIZE GUIMARAES BARBOSA | - |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender o modo como pesquisas brasileiras concebem e investigam o ensino da matemática nos anos iniciais, bem como identificar a presença dos materiais didáticos manipuláveis como ferramenta de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e exploratório. Os resultados obtidos indicam que ainda há um receio no uso de materiais manipuláveis por parte dos docentes por conta de formações insuficientes, o que faz predominar um ensino de Matemática ainda muito expositivo e verticalizado, sendo o aluno apenas um receptor de conhecimento. Os materiais didáticos manipuláveis se mostraram presentes em algumas pesquisas como ferramentas importantes no sentido de garantir um processo mais construtivo do conhecimento, onde o aluno é protagonista de sua aprendizagem, o que pode contribuir para uma melhor apreensão dos conceitos matemáticos, tornando o aprender mais significativo e prazeroso. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.