Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLARISSA PAPA NOGUEIRA MARTINS-
dc.date.accessioned2023-07-04T01:38:56Z-
dc.date.available2023-07-04T01:38:56Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6187-
dc.description.abstractBased on the existing social diversity, it is necessary to understand that more equality and access to rights will hardly happen in a simplistic and homogeneous way. It will possibly confirm complexities that cross over the constitution of a social, historical and political individual. We will consider black women who, given the specificities of their history, claim for equal rights related to their vicissitudes. In this study about black feminism, intersectionality concept will be used as an analytical resource. It is discussed aspects such as the black women subjectivity. They have been not only oppressed by the deceiving inherent structures in the capitalist system that impact their economic and social reality, but also their mental health. The methodological procedures will be cultural languages research of the biography and artistic production from the singer Elza Soares. Based on Cultural Studies perspectives, her contributions will be analysed for the anti-sexist, anti-racist and decolonial studies and movements. Keywords: Decolonial feminism; Intersectionality; Cultural Studies; Resistance; Elza Soares.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElza Soares, Música Popular Brasileira, Estudos Culturais, Interseccionalidade, Feminismo descolonial, Subjetividade.-
dc.titleO GRITO DA “MULHER DO FIM DO MUNDO”: FEMINISMO DESCOLONIAL, SUBJETIVIDADES E REBELDIAS NA VIDA E OBRA DE ELZA SOARES (1930 – 2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabio da Silva Sousa-
dc.description.resumoConsiderando a diversidade social existente, é preciso compreender que a luta por mais igualdade e acesso a direitos dificilmente acontecerá de forma simplista e homogênea. Ela, possivelmente, apresentará complexidades que atravessam toda a constituição de um sujeito social, histórico e político. Trataremos da mulher negra que diante das especificidades de sua história, reivindica por igualdades de direitos que considere as suas vicissitudes. Nesse estudo, para trabalhar o feminismo negro, utiliza-se como recurso analítico o conceito de interseccionalidade. Discute-se, ainda, aspectos como a subjetividade da mulher negra, que não somente vê-se oprimida pelo engendramento de estruturas inerentes ao sistema capitalista que impactam sua realidade econômica e social, como também a sua saúde mental. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa de linguagens culturais da biografia e produção artística da cantora, Elza Soares, a fim de analisar, considerando a perspectiva dos Estudos Culturais, as suas contribuições para os estudos e movimentos antissexista, antirracista e descoloniais. Palavras-chave: Feminismo decolonial; Interseccionalidade; Estudos Culturais; Resistência; Elza Soares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LARISSA PAPA - DISSERTAÇÃO - versão final.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.