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dc.creatorANE KAROLINE DA SILVA PIRES-
dc.date.accessioned2023-06-22T12:05:29Z-
dc.date.available2023-06-22T12:05:29Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6043-
dc.description.abstractAdequate and healthy food is everyone's right, and it is characterized by being the one that meets the needs of each individual. Food and Nutrition Education contributes to this right being achieved, providing children with experiences, information and developing knowledge associated with food. The present study aimed to contextualize the definition and importance of Food and Nutrition Education for health and describe strategies carried out in childhood. A narrative literature review was carried out, from publications indexed in the Google Scholar and Scielo databases. Eight studies were selected that obligatorily included the terms Food and Nutrition Education, child, children, preschool and preschoolers in the title. Food and Nutrition Education is characterized as a strategy aimed at preventing and controlling food-related disorders. It was observed that the studies covered topics such as healthy eating, introduction of new foods, sensory analyzes with playful methodologies, and because of this, it was identified that children were more willing to participate in actions. Furthermore, the community and parents were part of the activities. The main findings were the preservation of scientific articles that address Food and Nutrition Education strategies, which may be related to the nutritionist's lack of interest or lack of interest in working in the area, and among the selected articles, few followed the methodology completely.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAlimentação saudável-
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricional-
dc.subjectcrianças-
dc.subjectpré-escolares.-
dc.subject.classificationCiências da Saúdept_BR
dc.titleEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GIOVANA ELIZA PEGOLO-
dc.description.resumoA alimentação adequada e saudável é um direito de todos, e se caracteriza por ser aquela que atenda as necessidades de cada indivíduo. A Educação Alimentar e Nutricional contribui para que esse direito seja alcançado, proporcionando às crianças experiências, informações e desenvolvendo conhecimentos associados aos alimentos. O presente estudo objetivou contextualizar a definição e importância da Educação Alimentar e Nutricional para a saúde e descrever estratégias realizadas na infância. Realizou-se uma revisão de literatura narrativa, a partir de publicações indexadas nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo. Foram selecionados 8 estudos que contemplaram, obrigatoriamente, os termos Educação Alimentar e Nutricional, criança, crianças, pré-escolar e pré-escolares no título. A Educação Alimentar e Nutricional caracteriza-se como uma estratégia que visa a prevenção e controle de disfunções relacionadas a alimentação. Observou-se que os estudos contemplaram temas como alimentação saudável, introdução de novos alimentos, análises sensoriais com metodologias lúdicas, e por causa disso identificou-se que as crianças se apresentavam mais dispostas a participarem das ações. Além do mais a comunidade escolar e os pais fizeram parte das atividades. As principais constatações foram a escassez de artigos científicos que abordem estratégias de Educação Alimentar e Nutricional, podendo estar relacionada com a falta de interesse no tema ou em atuar na área, e dentre os artigos selecionados poucos apresentaram a metodologia de forma completa.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Nutrição - Bacharelado (FACFAN)

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