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dc.creatorNILZELENE LEITE ANTONIO RODRIGUES-
dc.date.accessioned2023-06-15T23:15:03Z-
dc.date.available2023-06-15T23:15:03Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6009-
dc.description.abstractThe National School Feeding Program (PNAE) is one of the largest food security programs in the world. The program aims to regionalize school meals by promoting the use of locally sourced food from family farming, providing healthy and contextualized meals to students. However, there is a lack of research on the program in schools and indigenous communities. This study aims to obtain a local perspective on the PNAE in indigenous schools, particularly in Aldeia Bananal-Taunay, Aquidauana/MS. Bibliographic and documentary research, as well as observations in the municipality and indigenous schools in the Aquidauana-MS region, were conducted. The information gathered was used as a tool for discussion and evaluation of the PNAE in this context. It is important to highlight the significance of evaluating the program from the beneficiaries' perspective, although it can be challenging as it requires an understanding of the viewpoint of those directly involved in the process. Positive advancements were identified in the collected information, along with challenges related to the PNAE in indigenous schools. Strengthening the participation of indigenous farmers in the PNAE is fundamental to promoting sustainable economic development, where the cultural and nutritional diversity of communities is reflected in school meals.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidades tradicionais-
dc.subjectAlimentos tradicionais-
dc.subjectTerenas.-
dc.subject.classificationCiências da Saúdept_BR
dc.titlePerspectivas Locais sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar em uma Comunidade Indígena de Aquidauana-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RAQUEL PIRES CAMPOS-
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos maiores programas de segurança alimentar do mundo. O programa objetiva a regionalização da merenda escolar, incentivando o uso de alimentos da agricultura familiar, com alimentação saudável e contextualizada aos alunos. No entanto, há poucas pesquisas sobre o programa em escolas e comunidades indígenas. Este trabalho tem por objetivo obter uma visão local sobre o PNAE em escolas indígenas, em especial na Aldeia Bananal-Taunay, em Aquidauana/MS. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, observações no município e em escolas indígenas da região de Aquidauana-MS. Informações levantadas foram utilizadas como instrumento para discussão e avaliação do PNAE neste contexto. Vale ressaltar a importância da avaliação do programa a partir da perspectiva dos beneficiários, embora seja algo desafiador, uma vez que requer compreensão do ponto de vista de quem está diretamente envolvido no processo. Avanços positivos são evidenciados nas informações coletadas e identificados desafios em relação ao PNAE nas escolas indígenas. É fundamental fortalecer a participação dos agricultores indígenas no PNAE para promover o desenvolvimento econômico sustentável, aonde a diversidade cultural e nutricional das comunidades seja refletida na alimentação escolar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Alimentos - Tecnologia (FACFAN)

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