Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hermes, Elisangela Giroto Carelli | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T14:31:59Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20 | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5997 | - |
dc.description.abstract | Vocal Health Work Programs are the first intervention option in the behavioral dysphonia frameworks developed in the work environment and aim to improve vocal production and teacher quality of life. Many efforts are being made to make speech-language practice based on evidence, which includes the development of specific protocols as an option for clinical and / or scientific enhancement. This research had the objective of implanting and evaluating the effectiveness of the Teaching Vocal Health Program (PSVD) in the Municipal Education Network (REME) in Campo Grande, MS, Brazil, in the academic year 2016. It is an experimental, quantitative. After implementing the Teaching Vocal Health Program (PSVD) in REME, it can be observed that teachers were sensitized regarding the solution of vocal distress and through training on basic notions of voice, etiologies of dysphonies, vocal hygiene and vocal techniques were able to improve their practices In the classroom. It is inferred that there was an improvement in vocal performance after adherence to the PSVD as the vocal symptoms regressed to the EG and they remained and / or evolved in the GC. The PSVD represents a model of effective Vocal Health Program for teachers, enabling the Health and Education Secretariat to work and promote collective health | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Collective Health | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Voice | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Speech therapy | pt_BR |
dc.title | Efetividade do Programa Saúde Vocal Docente (PSVD) na rede municipal de ensino de Campo Grande - MS | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Paulo Roberto Haidamus de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0272557184296095 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8630694000915139 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Programas de Saúde Vocal Laborativa são a primeira opção de intervenção nos quadros de disfonia comportamental desenvolvidas no ambiente de trabalho e têm como objetivo a melhoria da produção vocal e da qualidade de vida docente. Muitos esforços estão sendo feitos para que as práticas fonoaudiológicas sejam baseadas em evidências, o que inclui o desenvolvimento de protocolos específicos como opção para o aprimoramento clínico e/ou científico. Essa pesquisa teve como objetivo implantar e avaliar a efetividade do Programa Saúde Vocal Docente (PSVD) na Rede Municipal de Ensino (REME) em Campo Grande, MS, Brasil, no ano letivo de 2016. Trata-se de um estudo experimental, descritivo, quantitativo. Após implantar o Programa Saúde Vocal Docente (PSVD) na REME pode-se observar que os professores foram sensibilizados quanto à solução do sofrimento vocal e através da capacitação sobre noções básicas de voz, etiologias das disfonias, higiene vocal e técnicas vocais puderam aprimorar suas práticas fonatórias em sala de aula. Conclui-se que houve melhora dos sintomas vocais após adesão ao PSVD, em média, 20,5 pontos do escore total (p-valor <0,001), dados estatisticamente significativos para o Grupo Experimental, em contrapartida, no Grupo Controle, houve piora dos sintomas vocais, em média, 11,7 pontos negativos no escore total (p-valor 0,004). O PSVD representa um modelo de Programa de Saúde Vocal efetivo para os professores, possibilitando à Secretaria de Saúde e Educação uma ferramenta de trabalho e promoção de saúde coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAMED | pt_BR |
dc.publisher.program | Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE DE DOUTORADO - ELISANGELA GIROTO CARELLI HERMES.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons