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dc.creatorCAMILA MENEZES TEIXEIRA-
dc.date.accessioned2023-05-31T02:08:23Z-
dc.date.available2023-05-31T02:08:23Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5964-
dc.description.abstractVerbal behavior has been presented as a relevant subject in several studies of behavior analysis, especially research on teaching verbal operants to autistic individuals. For the teaching of verbal skills, various methods and techniques of alternative and augmentative communication – AAC are used. Alternative communication methods by sign language and picture exchange systems appear as widely used systems and have low implementation and maintenance costs. The objective of the present work was to identify empirical research in Behavior Analysis that deal with the teaching of verbal skills, for autistic people with limited verbal repertoire, using PECS or sign language. The method used was a search in the PubMed database, for empirical research in Behavior Analysis that deal with the teaching of verbal skills, for people diagnosed with autism spectrum disorder with limited verbal repertoire, using PECS or sign language. The search returned 83 articles on PECS and 98 articles on sign language. After applying the inclusion and exclusion criteria, 15 articles from PECS and 19 were selected. The analysis showed differences between the two models regarding the age range of the public and the verbal operants taught. It was also verified that studies in sign language presented a greater variation of procedures compared to PECS. Finally, it was noted that both methods were effective for teaching verbal skills to autistic people.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismo-
dc.subjectComunicação alternativa-
dc.subjectLinguagem de sinais-
dc.subjectPECS.-
dc.titleO USO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL COM FOCO NA LÍNGUA DE SINAIS E PECSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucas Ferraz Cordova-
dc.description.resumoO comportamento verbal tem se apresentado como assunto relevante em diversos estudos da análise do comportamento, em especial pesquisas sobre o ensino de operantes verbais a indivíduos autistas. Para o ensino de habilidades verbais são utilizados variados métodos e técnicas de comunicação alternativa e aumentativa – CAA. Métodos de comunicação alternativa por língua de sinais e por sistemas de trocas de figuras aparecem como sistemas de ampla utilização e apresentam baixo custo de implementação e manutenção. O objetivo do presente trabalho foi identificar pesquisas empíricas em Análise do Comportamento que tratem do ensino de habilidades verbais, para pessoas autistas com repertório verbal limitado, utilizando o PECS ou a língua de sinais. O método utilizado foi a busca na base de dados PubMed, por pesquisas empíricas em Análise do Comportamento que tratem do ensino de habilidades verbais, para pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista com repertório verbal limitado, utilizando o PECS ou a língua de sinais. A busca retornou 83 artigos sobre PECS e 98 artigos sobre língua de sinais. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 15 artigos do PECS e 19. A análise mostrou diferenças entre os dois modelos quanto a abrangência etária do público e aos operantes verbais ensinados. Também foi verificado que as pesquisas em língua de sinais apresentaram uma maior variação de procedimentos se comparadas ao PECS. Por fim, notou-se que ambos os métodos se apresentaram eficazes para o ensino de habilidades verbais para pessoas autistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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