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dc.creatorRaiza Dias Amaral-
dc.date.accessioned2023-04-30T13:53:54Z-
dc.date.available2023-04-30T13:53:54Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5839-
dc.description.abstractEducation in Brazil has been the target of claims for a long time, while the post-graduation is much more recent, being consolidated from the 1960s, with the creation of post-graduation courses in São Paulo and Rio de Janeiro. The Municipality of Aquidauana was the first in the state of Mato Grosso do Sul to offer a stricto sensu post-graduation course in geography, in 2000. However, due to the demands of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) the course had to be transformed into a multicampi course, with the partnership of the Dourados (2002 to 2004) and Três Lagoas (2007 to 2009) campuses, ending its last class in 2009. With the restructuring of the campus and the hiring of new professionals, in 2014, a new course was started, currently in progress, which continues to contribute to the training of professionals. In this context, the research aimed to analyze the dynamics of implementation and operation of Master's courses in Geography at the campus of Aquidauana/MS, in the period from 2000 to 2022, in order to verify the impacts of PPGGEO/UFMS/CPAQ in the professional and technical training of human resources in the period from 2000 to 2022. For this, forms were sent via e-mail, Facebook and Instagram to the egresses of both courses. With this, 179 egresses of the two courses were identified, being115 in the first course and 64 in the second course, who finished their dissertations by 2022. The survey had the participation of 84 egresses. A form was also sent, via email, to the coordinators of the two courses, with questions about the dynamics and difficulties encountered in the courses, as well as their perceptions during their management. Sixty-three dissertations from the first course and 64 dissertations from the second course were analyzed, identifying the keywords and geographic analysis categories. The answers from the forms and the analyses of the dissertations were processed in the following software: IRaMuteq to process the qualitative answers, Excel for the quantitative answers, and Q-Gis for the creation of maps. As for the results, the importance of the course for the region, for the state and for Brazil was identified, since there are graduates distributed in several Brazilian regions, contributing to the professional qualification, job and career plan. It is concluded that the stricto sensu post-graduation in geography master's degree of UFMS/CPAQ provided relevant socioeconomic impacts on the professional lives of its graduates, in addition to the contribution to the geographic science in the state of Mato Grosso do Sul and in Brazil.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitação-
dc.subjectCurso de Mestrado-
dc.subjectDissertações-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectUFMS/CPAQ-
dc.titleIMPACTOS SOCIAIS DO MESTRADO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DE AQUIDAUANA: AS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS E A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS COMO FONTES DE ANÁLISEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Eva Teixeira dos Santos-
dc.description.resumoA educação no Brasil é alvo de reivindicações há muito tempo; já a pós-graduação é muito mais recente, sendo consolidada a partir dos anos 60, com a criação dos cursos de pós-graduação em São Paulo e Rio de Janeiro. O Município de Aquidauana, foi o primeiro do estado de Mato Grosso do Sul a ofertar um curso de pós-graduação stricto sensu em mestrado de geografia, no ano de 2000. Entretanto, devido às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o curso precisou ser transformado em multicampi, com a parceria dos Campus de Dourados (2002 a 2004) e Três Lagoas (2007 a 2009), encerrando sua última turma em 2009. Com a reestruturação do campus e a contratação de novos profissionais, em 2014, foi iniciado um novo Curso, atualmente em andamento que continua contribuindo para capacitações de profissionais. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a dinâmica de implantação e funcionamento dos cursos de Mestrado em Geografia no Campus de Aquidauana/MS, no período de 2000 a 2022, a fim de verificar os impactos do PPGGEO/UFMS/CPAQ na formação profissional e técnica de recurso humano no período de 2000 a 2022. Para tanto, foram encaminhados formulários via e-mail, Facebook e Instagram aos egressos de ambos os cursos. Com isso, identificou-se 179 egressos dos dois cursos, sendo115 no primeiro curso e 64 do segundo curso, que finalizaram suas dissertações até 2022. A pesquisa teve a participação de 84 egressos. Também foi encaminhado, via e-mail, um formulário aos coordenadores dos dois cursos com perguntas sobre a dinâmica e dificuldades encontradas nos cursos, bem como suas percepções durante a gestão. Foram analisadas 63 dissertações do primeiro curso e 64 dissertações do segundo curso identificando as palavras-chave e categorias de análise geográfica. As respostas dos formulários e as análises das dissertações foram processadas nos seguintes softwares: o IRaMuteq para processar as respostas qualitativas, o Excel para as respostas quantitativas e o Q-Gis para a criação de mapas. Quanto aos resultados, identificou-se a importância do curso para a região, para o estado e para o Brasil, uma vez que há egressos distribuídos em diversas regiões brasileiras, contribuindo na capacitação profissional, plano de cargos e carreiras. Conclui-se que a pós-graduação stricto sensu em mestrado de geografia da UFMS/CPAQ proporcionou impactos socioeconômicos relevantes na vida profissional de seus egressos, além da contribuição para a ciência geográfica no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

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