Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Viviane Cavalcanti Borges-
dc.date.accessioned2023-04-11T13:54:32Z-
dc.date.available2023-04-11T13:54:32Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5802-
dc.description.abstractThis research has as objective the elaboration of a pedagogical proposal that will be designated to the teachers of music of the municipal teaching network of Campo Grande/MS, with musical practices to be developed in the classroom, in the perspective of the development of the auditory sensoriality in students of 4 and 5 years old, enrolled in kindergarten. This article is the theoretical foundation of this proposal, consisting of 08 classes that propose the use of musical instruments, sound objects in the classroom, body activities and Brazilian folk songs, making the work of teachers in the municipal network accessible, in terms of to the development of auditory sensoriality in students of the announced age group. The methodology used is bibliographical-documental, of a qualitative nature and its theoretical basis is anchored in Edgar Willems (1890-1978), who created an active method of music education and deals with sensory, affective and mental auditory development; and Maria Montessori (1870-1952), educator and child neuropsychiatrist, who developed an educational method focusing on children's sensory development to stimulate their cognitive capacity. It is expected that the musical pedagogical proposal can contribute and encourage music teachers from the municipal education network to reflect and improve their actions regarding auditory sensoriality within early childhood education. Keywords: music education; child education; basic education; auditory sensoriality.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSensorialidade Auditiva-
dc.subjectEnsino Básico-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectEducação Musical-
dc.titleA SENSORIALIDADE AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MUSICALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rasslan, Manoel Camara-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta pedagógica destinada aos professores de música da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS, com práticas musicais para serem desenvolvidas na sala de aula, na perspectiva do desenvolvimento da sensorialidade auditiva em alunos de 4 e 5 anos de idade matriculados na educação infantil. O material elaborado é composto por 08 aulas, propondo o uso de instrumentos musicais, objetos sonoros da sala de aula, atividades corporais e canções folclóricas brasileiras, tornando acessível o trabalho dos professores no que se refere ao desenvolvimento da sensorialidade auditiva em alunos da faixa etária anunciada. A metodologia utilizada é bibliográficodocumental, de caráter qualitativo, e sua base teórica está ancorada em Edgar Willems (1890- 1978), que criou um método ativo de educação musical e trata do desenvolvimento auditivo sensorial, afetivo e mental; e Maria Montessori (1870-1952), pedagoga e neuropsiquiatra infantil, que desenvolveu um método educacional privilegiando o desenvolvimento sensorial da criança para estimular a sua capacidade cognitiva. Espera-se que essa proposta pedagógica musical possa contribuir para o desenvolvimento do trabalho dos professores de música da rede municipal de ensino, estimulando-os a refletir e aprimorar suas ações a respeito da sensorialidade auditiva dentro da educação infantil. Palavras-chave: educação musical; educação infantil; ensino básico; sensorialidade auditivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo_Proposta e Ata - Viviane Campos.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.