Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Vitor Hugo Aguilar de-
dc.date.accessioned2023-04-11T02:18:49Z-
dc.date.available2023-04-11T02:18:49Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5801-
dc.description.abstractThis article presents the process and data of an investigation developed for the teaching of visual arts, contemplating records obtained from a Pedagogical Intervention carried out with 8th grade students from a municipal public school located in Corumbá, Mato Grosso do Sul. Elaborated from the teacher's curiosity about the phenomenon of artistic creation carried by cultural manifestations of Corumbá/MS, the text develops through an approach to popular and regional culture, bringing together the production of artists from MS and reflections of authors from Phenomenology. With the objective of analyzing and understanding cultural relations that may emerge from the reflection of public school students in Corumbá, through pedagogical experiences with local urban art, the investigation of a qualitative nature and phenomenological approach appropriates instruments of the situated phenomenon modality, whose fundamental object of support is found in the sculptural work located in urban space and produced by a regional artist from Mato Grosso do Sul. After the development of the Pedagogical Intervention and the analysis of the collected data, three thematic categories were unveiled: A) A state of tuning is needed, B) The city where we live, and C) Art is a construction, in which reflections are presented contemplating the didactic-pedagogical process in the Intervention developed and the objective that structures the present work. In the considerations, the reached reflections and the possibilities that the approach to the phenomenon of artistic creation carries for the teaching of visual arts in public schools are presented. Keywords: Visual Arts; Popular Culture; Regional Art; Phenomenology.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Visuais-
dc.subjectCultura Popular-
dc.subjectArte Regional-
dc.subjectFenomenologia-
dc.titleO olhar no ensino de arte: sei que vi, mas nunca repareipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Cesar Antonini de-
dc.description.resumoEste artigo apresenta o processo e os dados de uma investigação desenvolvida para o ensino de artes visuais, contemplando registros obtidos de uma Intervenção Pedagógica realizada com estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal situada em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Elaborado a partir da curiosidade docente sobre o fenômeno da criação artística carregado por manifestações culturais de Corumbá/MS, o texto se desenvolve por uma aproximação com a cultura popular e regional, reunindo a produção de artistas de MS e reflexões de autoras e autores da Fenomenologia. Com o objetivo de analisar e compreender relações culturais que possam emergir da reflexão de estudantes de uma escola pública de Corumbá, por experiências pedagógicas com a arte urbana local, a investigação de cunho qualitativo e abordagem fenomenológica, apropria-se de instrumentos da modalidade do fenômeno situado, cujo objeto fundamental de sustentação se encontra na obra escultórica localizada em espaço urbano e produzida por um artista regional do Mato Grosso do Sul. Após o desenvolvimento da Intervenção Pedagógica e da análise dos dados coletados, desvelaram-se três categorias temáticas: A) Necessita-se de um estado de sintonia, B) A cidade onde moramos e C) Arte é uma construção, nas quais são apresentadas reflexões contemplando o processo didático pedagógico na Intervenção desenvolvida e o objetivo que estrutura o presente trabalho. Nas considerações, são apresentadas as reflexões alcançadas e as possibilidades que a aproximação com o fenômeno da criação artística carrega para o ensino de artes visuais na escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SOUZA_VitorHugoAguilar O olhar no ensino de arte sei que vi, mas nunca reparei 2023.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.