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dc.creatorRUBIA SIBELE NOGUEIRA RODRIGUES-
dc.date.accessioned2023-04-05T20:55:33Z-
dc.date.available2023-04-05T20:55:33Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5785-
dc.description.abstractThe wide dissemination of feminist thought over the internet has enabled a greater amplification and nuance of feminist cyberactivism, within which the power of the fat cyberactivist movement develops on the social network Instagram. Considering this context, the present work aimed to investigate, based on the methodology of Categorical Content Analysis (CA), the cyberactivist movements, Movimento Corpo Livre (@movimentocorpolivre) and Vai Ter Gorda (@vaitergorda), to analyze how the communicative expressions used are developed to make visible and mobilize the themes of fat acceptance movement. The period to be studied includes 45 days (September 15th, 2022 to October 31th, 2022). The categorical CA methodology was chosen because it is a quantitative but also a qualitative technique that seeks to allow the creation of inferences about certain content. Resulting in three chapters, with chapter one presenting the investigation of the body as a political field, in view of its role both in the processes of female submission and in the struggles for emancipation. In chapter two, there is the contextualization of social networks and the Instagram platform as the stage of network activism, having as main theoretical references the Brazilian researcher of social networks and information flows in cyberspace, finally, the last chapter presents the exploratory of the object of study in dialogue with the previously exposed concepts: Movimento Corpo Livre and Vai Ter Gorda, through a structured categorical AC that made it possible to better understand the potential of each of the studied profiles, as well as their main communication strategies and even conquests, such as cyberactivist movements. In view of all this, it is concluded that the profile Vai Ter Gorda, as well as Movimento Corpo Livre, with their cyberactivist actions on Instagram, are characterized as representatives of the brazilian fat cyberactivist movement, acting on several fronts, in raising awareness, denouncing, fighting fatphobia, education and celebration of body diversity. In this feminine and feminist emancipatory movement, we understand that our bodies are a fundamental part of our experience as subjects, and therefore, these subjugation and liberation movements need to be part of women's struggle.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação-
dc.subjectRede Social-
dc.subjectAnálise de Conteúdo-
dc.subjectCorpo Gordo-
dc.subjectGordofobia-
dc.titleMEU CORPO, MEU POST, MINHA LUTA: Ciberativismo gordo e as possibilidades da comunicação contraperformativa feminista no Instagram Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Katarini Giroldo Miguel-
dc.description.resumoA ampla divulgação do pensamento feminista pela internet possibilitou a amplificação e matização do ciberativismo feminista, dentro do qual se desenvolve a potência do movimento ciberativista gordo na rede social Instagram. Considerando esse contexto, o presente trabalho objetivou investigar, a partir da metodologia da Análise de Conteúdo (AC) categorial, os movimentos ciberativistas Corpo Livre (@movimentocorpolivre) e Vai Ter Gorda (@vaitergorda), para analisar como se desenvolvem as expressões comunicativas utilizadas para visibilizar e mobilizar as temáticas da aceitação corporal e ativismo gordo. O período a ser estudado contempla 45 dias (15 de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2022). A metodologia da AC categorial foi escolhida por ser uma técnica quantitativa, mas também qualitativa que busca permitir a criação de inferências sobre determinado conteúdo. Para tanto, foram desenvolvidos três capítulos, um para apresentar a investigação do corpo como campo político, tendo em vista seu papel tanto nos processos de submissão feminina quanto nas lutas por emancipação. Em outro capítulo há a contextualização das redes sociais e a plataforma Instagram como palco dos ativismos em rede. Por fim, o último capítulo traz a análise do movimento Corpo Livre e Vai Ter Gorda, por intermédio de uma AC categorial estruturada que possibilitou compreender o potencial de cada um dos perfis estudados, assim como suas principais estratégias comunicacionais e até mesmo conquistas, como movimentos ciberativistas. Diante de tudo isso, conclui-se que o perfil Vai Ter Gorda, assim como o Movimento Corpo Livre, com suas ações ciberativistas no Instagram se caracterizam como representantes do movimento brasileiro ciberativista gordo, atuando em diversas frentes, na conscientização, denúncia, combate à gordofobia, educação e celebração da diversidade corporal. Neste movimento emancipatório feminino e feminista entendemos que nossos corpos são uma parte fundamental de nossa vivência como sujeitas, e dessa forma estes movimentos de insujeição e libertação precisam fazer parte de nossa luta como mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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