Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5726
Tipo: Dissertação
Título: Resiliência Organizacional de Micro e Pequenas Empresas Brasileiras no Período Pandêmico: Uma Abordagem a Partir do Uso de Mídias Sociais, Social-CRM e Aceitação Tecnológica
Autor(es): GUILHERME ALVES DE SOUZA ANDRADE
Primeiro orientador: Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a existência da moderação da aceitação tecnológica do gestor (amparada por Davis (1985)) e do uso de mídias sociais (amparada por Matikiti, Mpinganjira e Roberts-Lombard (2018)) na relação entre a intensidade do uso da Social-CRM (amparada por Marolt, Zimmermann e Pucihar (2018)) e resiliência organizacional (amparada por Kantur e Say (2015)) de micro e pequenas empresas brasileiras, no contexto do Covid-19. A fim de atingir esse propósito, operacionalizou-se uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio do uso da Modelagem de Equações Estruturais, método dos Mínimos Quadrados Parciais. Foram coletados dados de 100 gestores de micro e pequenas empresas de uma capital da região Centro-Oeste brasileira por meio de um questionário previamente validado. A análise da amostra foi dividida em três etapas: a análise descritiva das variáveis de controle, em um contexto geral e pela magnitude do faturamento (clusters), os procedimentos estatísticos para a apuração do modelo estrutural e a análise das médias dos coeficientes dos construtos, filtrados pelo estado operacional do negócio. Os resultados desta investigação indicam a não existência do efeito moderador da aceitação tecnológica do gestor e do uso de mídias sociais entre a intensidade do uso da Social-CRM e resiliência organizacional de micro e pequenas empresas, sugerindo que a predisposição particular do gestor à tecnologia e o uso prévio de mídias sociais não é capaz de intensificar ou enfraquecer o impacto da Social-CRM sobre a resiliência organizacional. Além disso, constatou-se que as empresas amostradas que sobreviveram aos desafios ocasionados pela crise pandêmica apresentaram coeficientes significativos de resiliência organizacional comparado às organizações que pereceram, principalmente nas dimensões robustez e agilidade. Em geral, os coeficientes médios dos construtos Facilidade Percebida de Uso (PEU) e as dimensões da Social-CRM apontam que os gestores de micro e pequenas empresas possuem dificuldades em aproveitar e implementar medidas gerenciais por meio de mídias sociais por falta de experiência e conhecimento técnico, sugerindo a importância de políticas públicas que ofereçam subsídios teóricos e informacionais, a fim de suprir essa lacuna. A partir dos resultados, oferece-se diretrizes para o desenvolvimento da resiliência organizacional em micro e pequenas empresas utilizando mídias sociais, por meio da adoção e aprimoramento de processos, tais como compartilhamento de histórias de sucesso, divulgação da marca pela interação bidirecional, entre outros. Para além dos resultados teórico-empíricos, propõe-se uma medida de impacto social por meio de uma política pública.
Abstract: The main objective of this research was to identify the existence of moderation in the manager's technological acceptance (supported by Davis (1985)) and the use of social media (supported by Matikiti, Mpinganjira and Roberts-Lombard (2018)) in the relationship between the intensity of use of Social-CRM (supported by Marolt, Zimmermann and Pucihar (2018)) and organizational resilience (supported by Kantur and Say (2015)) of Brazilian micro and small companies, in the context of Covid-19. In order to achieve this purpose, a quantitative research was carried out, through the use of Structural Equation Modeling, Partial Least Squares method. Data were collected from 100 managers of micro and small companies in a capital in the Brazilian Midwest region through a previously validated test. The analysis of the sample was divided into three stages: the descriptive analysis of the control variables, in a general context and by the magnitude of the billing (clusters), the statistical procedures for the verification of the structural model and the analysis of the averages of the coordinators of the constructs, filtered by the operational state of the business. The results of this investigation indicate the non-existence of the moderating effect of the manager's technological acceptance and the use of social media between the intensity of Social-CRM use and organizational resilience of micro and small companies, suggesting that the manager's particular predisposition to technology and the previous use of social media is not able to intensify or weaken the impact of Social-CRM on organizational resilience. In addition, it was found that the sampled companies that survived the challenges caused by the pandemic crisis experienced organizational resilience compared to the organizations that perished, mainly in terms of robustness and agility. In general, the average coordinators of the Perceived Ease of Use (PEU) constructs and the Social-CRM dimensions point out that managers of micro and small companies have difficulties in taking advantage of and implementing managerial measures through social media due to lack of experience and knowledge. technique, suggesting the importance of public policies that defended theoretical and informational reinforcements, in order to fill this gap. Based on the results, guidelines are offered for the development of organizational resilience in micro and small businesses using social media, through the adoption and improvement of processes such as sharing of success stories, dissemination of the brand through two-way interaction, among others. Beyond the theoretical-empirical results, a measure of social impact through a public policy is proposed.
Palavras-chave: resiliência organizacional, controle gerencial, micro e pequenas empresas, mídias sociais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5726
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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