Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.date.accessioned2023-03-20T14:21:13Z-
dc.date.available2023-03-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.isbn978-85-7613-616-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5704-
dc.description.abstractThis book brings together the research carried out by the author and scholarship holders of Scientific Initiation of the Teaching of History, Women and Heritage Research Group-UFMS/CNPq, from 2019 to 2021. In this sense, it aims to publicize the research actions that involved the dimensions of Heritage Education , uses of museums and female representations in different spaces of memory. The discussion about the historical knowledge produced from the objects, sources, representations in the museum, can contribute to the understanding of the complex, specialized issues that are available in these spaces and that, in short, bequeath us dialogues and interrelationships between training and educational activities. The approach to museological spaces as educational and memory spaces that project the training of teachers, as well as produce discourses and demarcate knowledge that enable the expansion of the production of historical knowledge, historical subjects, ethnic-racial diversity and the historical consciousness. It also seeks to analyze the educational sector of the Museum, aiming to understand how the process of cultural formation of teachers is established, since the problem of the research is to investigate how the representations of black women are used in the Museum Afro Brasil(SP) in the educational training process. The importance of museum spaces as learning spaces has been expanded in recent years in different aspects, because both at an international and national level, the goals of teaching with learning in non-formal spaces are being expanded, as a way to increase the appreciation of cultures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofMuseus, mulheres e educação patrimonial: percursos e aprendizagenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectmuseumspt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleMuseus, mulheres e educação patrimonial: percursos e aprendizagenspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEsse livro congrega as pesquisas realizadas pela autora e bolsistas de Iniciação Científica do Grupo de pesquisa Ensino de História, Mulheres e Patrimônio-UFMS/CNPq, de 2019 à 2021. Nesse sentido, visa publicizar as ações de pesquisa que envolveram as dimensões de Educação patrimonial, usos dos museus e representações femininas em diferentes espaços de memória. A discussão sobre os conhecimentos históricos produzidos a partir dos objetos, fontes, representações no museu, podem contribuir para a compreensão das questões complexas, especializadas que estão disponíveis nesses espaços e que, em suma nos legam diálogos e interrelações entre a formação e as ações educativas. A abordagem sobre os espaços museológicos como espaços educativos e de memória que projetam a formação de professores/as, assim como produzem discursos e demarcam saberes que, possibilitam a ampliação da produção de conhecimento histórico, dos sujeitos históricos, da diversidade étnico-racial e da consciência histórica. Também busca-se analisar o setor educativo do Museu, visando compreender como se estabelece o processo de formação cultural de professores/as, uma vez que tem-se como problemática da pesquisa investigar, de que forma são utilizadas as representações das mulheres negras no Museu Afro Brasil(SP) no processo de formação educativa. A importância dos espaços museais como espaços de aprendizagem tem sido ampliada nos últimos anos em diferentes vertentes, isso porque tanto em nível internacional como nacional amplia-se as metas de ensino com aprendizagem em espaços não formais, como maneira de ampliar a valorização das culturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Museus, mulheres e educação patrimonial percursos e aprendizagens.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons