Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5679
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias e acasos de partos de mulheres migrantes em fronteira
Autor(es): Caroline Mendes Leandro Farias
Primeiro orientador: Marco Aurelio Machado de Oliveira
Resumo: Essa dissertação é fruto de inquietações surgidas da interação com as dinâmicas de uma cidade de fronteira, desde as falas até os atos da população local em relação aos imigrantes, principalmente em relação às mulheres, mais precisamente, gestantes e parturientes. O objetivo central desta pesquisa foi analisar a dinâmica da mulher imigrante gestante, das estratégias traçadas para o parto no Brasil, as vulnerabilidades delas e a que tipo de situações elas ficam expostas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, uma vez que o objeto é esclarecer ao máximo a mulher dentro dos movimentos migratórios e as vulnerabilidades a que são submetidas em razão do gênero, que é uma concepção relativamente recente e, portanto, precisa de aproximação da comunidade científica. Para realizar esta pesquisa, além da revisão bibliográfica, o principal procedimento metodológico foi a compreensão dos relatos. Os resultados indicaram uma imperiosa necessidade de realizar profundas modificações no tratamento dos imigrantes, desde uma mudança na mentalidade da população local que acarretaria, necessariamente, em uma mudança na forma de ver e atender as necessidades dos imigrantes, assim como no atendimento de suas necessidades, bem como de proteger de forma efetiva as mulheres e meninas das violências a que são submetidas nos processos migratórios. Palavras-chave: Fronteira. Feminização da migração. Parto. Duplo registro civil.
Abstract: Esta disertación es el resultado de inquietudes surgidas de la interacción con las dinámicas en una ciudad fronteriza, desde los discursos hasta las acciones de la población local en relación con los inmigrantes, especialmente en relación con las mujeres, más precisamente, las mujeres embarazadas y parturientas. El objetivo principal de esta investigación fue analizar la dinámica de las mujeres inmigrantes, las estrategias trazadas para el parto en Brasil, sus vulnerabilidades y a qué tipo de situaciones están expuestas. Esta es una investigación exploratorio, ya que el objeto es esclarecer lo más posible a las mujeres en los movimientos migratorios y las vulnerabilidades a las que están sujetas por su género, lo cual es un objeto que ha sido poco explorado y necesita ser abordado por la ciencia. comunidad. Para llevar a cabo esta investigación, además de la revisión bibliográfica, el principal procedimiento metodológico fue la Historia Oral. Los resultados fueron una necesidad imperiosa de realizar cambios profundos en el trato a los inmigrantes, a partir de un cambio de mentalidad en la población local que necesariamente llevaría a un cambio en la forma de verlos y atender sus necesidades, así como proteger efectivamente a las mujeres. y niñas de la violencia a la que son sometidas en los procesos migratorios. Palabras clave: Frontera. Feminización de la migración. Parto. Doble registro civil.
Palavras-chave: fronteira
migrantes
estratégias.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5679
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carol - Revisada e Formatada PDF.pdf713,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.