Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5661
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dc.creatorDIEGO DA SILVA BORGES-
dc.date.accessioned2023-03-07T22:56:58Z-
dc.date.available2023-03-07T22:56:58Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5661-
dc.description.abstractThe aim of this research was to analyze the microclimatic conditions in cycle routes in the city of Três Lagoas/Ms, with emphasis on its arboreal feature an analysis of urban environmental quality in relation to microclimatic comfort to users.To this end, several methodological procedures were applied, distributed in different stages, starting with a literary review, followed by data collection on cycle routes, as well as spatial distribution, quantification and description of these. The characteristics of the vegetation cover was also analyzed based on the normalized difference vegetation index (NDVI) obtained through the use of Sentinel 2 satellite images, in different seasons, in addition to describing the vegetation cover through field work. In addition, based on Landsat LC8 satellite images, Earth Surface Temperature Charts were drawn up, which were analyzed together with air temperature and relative humidity data collected from a mobile transecto performed at three times throughout the day (08:00, 14:00 and 20:00). Both surface temperature charts and moving transectos were performed seasonally. Based on these steps, the classification of the intensity of heat islands and islands of freshness along the path of the mobile transecto was also applied, for the three times, relating the thermal data of the bike paths to those of the rural area through the installation of fixed sensor for time data collection. Also based on the transecto, the Thermal Discomfort Index (RTD) was calculated for each time along the bike paths. In order to corroborate the results and understanding of these, letters of guidance were drawn up in order to correlate them to the thermohygrometric results. Finally, a questionnaire was applied raising a brief profile of cyclists, to apprehend their opinions/perceptions about the environmental quality conditions in the cycle routes of Três Lagoas. It was possible to verify that the Routes with the highest biomass index, 03 and 05, showed the lowest temperatures and higher humidity at 08:00 and 20:00, with an inversion at 14:00, except in the summer, which was this inversion on Route 06. Regarding the heat/freshness islands, these are dynamic and do not necessarily follow a pattern of occurrence. From a socio-spatial point of view, it is possible to identify several points that make these paths for cyclists fall short. However, a relationship between the presence of vegetation with lower temperatures, and consequently higher humidity, is concluded, but it is still relevant to take into account that the urban climate is dynamic and distinct throughout the spaces of a city, being pertinent planning that aimed at meeting the peculiarities, both physical and social. Keywords: Microclimate, Vegetation, Mobile Transect, Três Lagoas-MS.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleANÁLISE DAS CONDIÇÕES MICROCLIMÁTICAS EM VIAS CICLOVIÁRIAS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS – MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mauro Henrique Soares da Silva-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as condições microclimáticas em vias cicloviárias na cidade de Três Lagoas-MS, com destaque para sua característica arbórea, visando uma análise acerca da qualidade ambiental urbana em relação ao conforto microclimático aos usuários. Para tal, aplicou-se variados procedimentos metodológicos, distribuídos em distintas etapas, iniciando por uma revisão literária, seguida por levantamento de dados acerca das vias cicloviárias, bem como distribuição espacial, quantificação e descrição destas. Foi também analisada as características da cobertura vegetal com base no índice de vegetação de diferença normalizada (NDVI) obtido por meio do uso de imagens de satélites Sentinel 2, em distintas estações do ano, além de descrição da cobertura vegetal por meio de trabalho de campo. Além disso, com base em imagens de satélite Landsat LC8 foram elaboras Cartas de Temperatura de Superfície Terrestre, as quais foram analisadas juntamente com dados de temperatura do ar e umidade relativa do ar coletados a partir de um transecto móvel realizado em três horários ao longo do dia (08:00, 14:00 e 20:00). Tanto as cartas de Temperatura de Superfície quanto os transectos móveis foram realizados sazonalmente. Com base nestas etapas foi ainda aplicada a classificação da intensidade de ilhas de calor e ilhas de frescor ao longo do percurso do transecto móvel, para os três horários, relacionando os dados térmicos das ciclovias aos da zona rural adquirido por meio da instalação de sensor fixo para coleta de dados horários. Ainda com base no transecto foi calculado o Índice de Desconforto Térmico (IDT) para cada horário ao longo das ciclovias. Para corroborar aos resultados e compreensão desses, foram elaboradas cartas de orientação de vertente afim de correlaciona-las aos resultados termo-higrométrico. Por fim, um questionário foi aplicado levantando um breve perfil dos ciclistas, para apreender suas opiniões/percepções quanto as condições de qualidade ambiental nas vias cicloviárias de Três Lagoas. Foi possível constatar que os Trajetos com maior índice de biomassa, 03 e 05, demonstraram as menores temperaturas e maiores umidades nos horários das 08 e 20hrs, havendo uma inversão no horário das 14hrs, exceto no verão, tendo sido esta inversão no Trajeto 06. Com relação as ilha de calor/frescor estas são dinâmicas e não necessariamente seguem um padrão de ocorrência. Do ponto de vista socioespacial é possível identificar diversos pontos que fazem com que estas vias para ciclistas estão deixando a desejar. Contudo, conclui-se uma relação da presença de vegetação com menores temperaturas, e consequentemente a umidades mais elevadas, mas, sendo ainda pertinente levar em consideração que o clima urbano é dinâmico e distinto ao longo dos espaços de uma cidade, sendo pertinente planejamentos que visem atender as peculiaridades, tanto físicas quanto sociais. Palavra- Chave: Microclima, Vegetação, Transecto Móvel, Três Lagoas-MS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)



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