Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTaniel Ferreira da Cruz-
dc.date.accessioned2023-02-14T18:41:08Z-
dc.date.available2023-02-14T18:41:08Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5603-
dc.description.abstractThe teaching of Dalton's model is still a challenge for teachers of basic education, because, generally, it is limited to the mere presentation of the model or even to a simplification of this model through analogies. Thus, the present work aimed to produce the educational product "Dalton and his contributions to the teaching of Chemistry: a proposal of didactic guide" and evaluate it by teachers of Chemistry of basic education of MS. The educational product was constructed based on the concepts of active learning methodologies (MAA) with emphasis on the Problem-Based Learning Methodology (BPA). The proposed educational product is configured as a didactic guide and presents, in a differentiated way, the approach of Dalton's main contributions to Chemistry, offering the teacher diversified activities. The research on the approach was qualitative without intervention. The data collection instruments were two questionnaires, the initial and the final, the first aiming to raise the profile of the teachers participating in the research, and the second, to investigate the view of chemistry teachers about the educational product. Based on the results of the research, it is possible to infer that teachers contributed significantly with didactic-pedagogical questions, in-depth discussions about the History of Science, about the epistemology of science and issues related to the daily life of schools. Regarding the potential of the evaluated material, the teachers view potentialities as presenting other contributions of Dalton other than the representational model of the atom, the dynamicity of the material with the presence of links and QR Codes that facilitates the handling of the material and the way the material is presented. Finally, we defend the necessary participation of teachers who are teaching in basic education for the evaluation of educational products as a fundamental step in the preparation of teaching materials.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectxxxx-
dc.titleO Produto Educacional as Contribuições de Dalton para o Ensino de Química: o que Dizem os Professores de Química da Educação Básica?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Daniele Correia-
dc.description.resumoO ensino do modelo de Dalton ainda é um desafio para professores da educação básica, pois, geralmente, limita-se à mera apresentação do modelo ou ainda a uma simplificação desse modelo por meio de analogias. Assim, o presente trabalho teve como objetivo produzir o produto educacional “Dalton e suas contribuições para o ensino de Química: uma proposta de Guia Didático” e avaliá-lo por professores de Química da educação básica de MS. O produto educacional foi construído com base nos conceitos das metodologias ativas de aprendizagem (MAA) com ênfase na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O produto educacional proposto configura-se como um guia didático e apresenta, de forma diferenciada, a abordagem das principais contribuições de Dalton para a Química, oferecendo ao professor atividades diversificadas. A pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa sem intervenção. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, o inicial e o final, tendo o primeiro o objetivo de levantar o perfil dos professores participantes da pesquisa, e o segundo, investigar a visão dos professores de Química sobre o produto educacional. Com base nos resultados da pesquisa, é possível inferir que os professores contribuíram de forma significativa com questões didático-pedagógicas, discussões aprofundadas sobre a História da Ciência, sobre a epistemologia da ciência e com questões relacionadas ao cotidiano das escolas. Com relação ao potencial do material avaliado, os professores elencaram potencialidades como apresentar outras contribuições de Dalton que não seja somente o modelo representacional do átomo, a dinamicidade do material com a presença de links e QR Codes que facilita o manuseio do material e a forma como o material é apresentado. Por fim, defende-se a necessária participação de professores que estão lecionando na educação básica para a avaliação dos produtos educacionais como etapa fundamental na elaboração de materiais didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação_Produto_Taniel_14_02.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.