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dc.creatorMarcia Cristina Goncalves Freitas-
dc.date.accessioned2023-01-24T18:40:50Z-
dc.date.available2023-01-24T18:40:50Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5571-
dc.description.abstractThe objective of this research is to identify and analyze the educommunicative practices within the Escola da Autoria Program in Mato Grosso do Sul, using as a methodology the Case Study of the Emygdio Campos Widal State School, in Campo Grande, the state capital. Conducted during the pandemic period, the investigation was based on authors such as Soares, Citelli, Costa, Kaplún and Freire, passing through the relations Communication and Education, Communication and Language and Educommunication and the strengthening and consolidation of public policies in Education. It studies the legal bases and principles of the Escola da Autoria, in order to analyze, based on semi-structured interviews and official documents, the effectiveness of the teaching-learning process focused on the student's protagonism and the construction of his Life Project. Under the eyes of teachers, it was possible to identify that dialogue; the student's repertoire and the use of digital platforms and media in the classroom and in collective projects are some of the common characteristics of educommunication that are present in practice and methodology of the School of Authorship, although the concept is still not widely known. The work represents an initial reflection that intends to encourage other researchers to study the theme, to deepen the relationship from the student's point of view and contribute to the strengthening of educommunicative practices both in Basic Education and in Higher Education. Keywords: Communication; Education; Educommunication; Autonomy; Protagonism.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação-
dc.subjectEducação-
dc.subjectEducomunicação-
dc.subjectAutonomia-
dc.subjectProtagonismo-
dc.titleEDUCOMUNICAÇÃO E AS ESCOLAS DA AUTORIA EM CAMPO GRANDE-MS: O protagonismo juvenil para além das salas de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rose Mara Pinheiro-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as práticas educomunicativas dentro do Programa da Escola da Autoria no Mato Grosso do Sul, tendo como metodologia o Estudo de Caso da Escola Estadual Emygdio Campos Widal, em Campo Grande, capital do estado. Realizada no período pandêmico, a investigação foi fundamentada em autores como Soares, Citelli, Costa, Kaplún e Freire, passando pelas relações Comunicação e Educação, Comunicação e Linguagem e a Educomunicação e pelo fortalecimento e consolidação de políticas públicas na Educação. Estuda as bases legais e os princípios da Escola da Autoria, para analisar a partir de entrevistas semi estruturadas e documentos oficiais a efetividade do processo de ensino-aprendizagem focado no protagonismo do aluno e na construção do seu Projeto de Vida. Sob o olhar de professores, foi possível identificar que o diálogo, o repertório do aluno e a utilização de plataformas digitais e de meios de comunicação em sala de aula e em projetos coletivos são algumas das características comuns à educomunicação que estão presentes na prática e metodologia da Escola da Autoria, embora o conceito ainda não seja de amplo conhecimento. O trabalho representa uma reflexão inicial que pretende estimular outros pesquisadores a se debruçarem sobre o tema, para aprofundar a relação do ponto de vista do aluno e contribuir para o fortalecimento de práticas educomunicativas tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Palavras-chave: Comunicação; Educação; Educomunicação; Autonomia; Protagonismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

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