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dc.creatorOCLÉCIO ALVES CABRAL FILHO-
dc.date.accessioned2023-01-20T00:13:06Z-
dc.date.available2023-01-20T00:13:06Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5556-
dc.description.abstractThis research aims to describe and analyze “Culto de Mover”, a ritual manifestation of Verbo da Vida Church in Campo Grande (MS). I seek to understand how rite is done and mobilizes beliefs, behaviors and affections among Verbeans. It makes distinctions of identity and provokes complex operations in formation of Communitas, Sacred-Self and religious habitus. I carried out field work from to. I made dense description and reported of interlocutors in different phases and positions in community, diversity of gender, age and ecclesiastical positions. For theoretical analysis, I discuss Victor Turner and Thomas Csordas. Turner elaborates notions of Communitas, Liminality and Symbolic Poles, while Csordas brings notions of Sacred Self and Religious Habitus. In my final remarks, I conclude that “Culto de Mover” acts are privileged spaces for transformation and decanting of new interpretations on themes and discourses listed in theology of the Instituto Rhema Brasil, the educational arm of Verbo da Vida. Therefore, ritual provides a moment of Communitas, where rules and norms of social structure are partially suspended. They are later reabsorbed by structure to generate Verbean identity that is strongly linked to emic notions of Word of Faith and Prosperity.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectETNOGRAFIAS, RELIGIOSIDADE, CULTO-
dc.titleO MOVER DO ESPÍRITO: RITUALIDADE, PERFORMANCE, SELF SAGRADO E COMMUNITAS NO MINISTÉRIO VERBO DA VIDA EM CAMPO GRANDE-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Asher Grochowalski Brum Pereira-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar um ritual. Trata-se do Culto de Mover, uma manifestação cúltica que ocorre de forma esporádica e espontânea na Igreja Verbo da Vida em Campo Grande-MS. Com isso, busco compreender como o rito se estabelece e mobiliza crenças, comportamentos e afetos entre os verbeanos, perfazendo uma distinção de identidade, ao mesmo tempo em que provoca operações complexas na formação de uma Communitas, de um Self-Sagrado e de um Habitus Religioso. Foi realizado, portanto, um trabalho de campo, com descrição densa e relatos de interlocutores em fases e posições diferentes na comunidade, diversidade de gênero, faixa etária e posições eclesiásticas. Para a análise antropológica, recorri a Victor Turner e Thomas Csordas; o primeiro com as noções de “Communitas”, Liminalidade e Polos Simbólicos, enquanto que do segundo trago as noções de Self-Sagrado e Habitus Religioso. Infiro, em minhas considerações finais, que o Culto de Mover age como espaço privilegiado de transformação e decantação de novas interpretações sobre os temas e discursos elencados na teologia do Instituto Rhema Brasil, braço educacional da Verbo da Vida. Desta forma, o ritual propicia tanto um momento de “Communitas”, no qual as regras e normas da estrutura social são suspensas parcialmente, como são posteriormente reabsorvidas pela estrutura para gerar a identidade verbeana que se liga fortemente às noções êmicas de Palavra da Fé e Prosperidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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