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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHoffmann, Jackelyne Aparecida Lopes-
dc.date.accessioned2023-01-17T18:51:55Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5551-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar o processo de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na administração pública do município de Naviraí-MS, com foco na digitalização dos serviços públicos. É possível considerar que a Lei 14.129/2021 passou a ser considerada um mecanismo fundamental para a transformação digital do governo e dos serviços públicos. A Estratégia de Governo Digital 2020–2022 visa revolucionar o governo, por meio do uso de tecnologias digitais, aumentar a eficiência nas políticas e serviços públicos, facilitar o acesso e reduzir custos, sendo o propósito tornar o governo mais dinâmico, mais próximo das pessoas e mais eficaz na resolução de problemas e na facilitação do cotidiano da cidade. O objetivo deste artigo é entender como o município de Naviraí está contribuindo para a transformação digital. Para atingir tal objetivo, utilizou-se metodologia qualitativa com análise de entrevistas semiestruturadas e fontes bibliográficas por meio de documentação indireta. De acordo com a literatura, percebe-se que as pesquisas estão mais voltadas para as práticas relacionadas à tecnologia da informação, e os resultados mostram que a Prefeitura Municipal de Naviraí tem buscado implementar mecanismos digitais como meio de aproximação aos cidadãos. No entanto, existem deficiências que precisam ser abordadas para evitar a cooptação do Estado e permitir uma transformação verdadeiramente digital. A conclusão é que se deve atentar para a transparência das plataformas, bem como permitir a participação dos cidadãos de forma assíncrona.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subjectServiço Públicopt_BR
dc.subjectGoverno Digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleDESAFIOS E OPORTUNIDADES DA DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: um estudo de caso na Prefeitura de Naviraí/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fábio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo analisar o processo de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na administração pública do município de Naviraí-MS, com foco na digitalização dos serviços públicos. É possível considerar que a Lei 14.129/2021 passou a ser considerada um mecanismo fundamental para a transformação digital do governo e dos serviços públicos. A Estratégia de Governo Digital 2020–2022 visa revolucionar o governo, por meio do uso de tecnologias digitais, aumentar a eficiência nas políticas e serviços públicos, facilitar o acesso e reduzir custos, sendo o propósito tornar o governo mais dinâmico, mais próximo das pessoas e mais eficaz na resolução de problemas e na facilitação do cotidiano da cidade. O objetivo deste artigo é entender como o município de Naviraí está contribuindo para a transformação digital. Para atingir tal objetivo, utilizou-se metodologia qualitativa com análise de entrevistas semiestruturadas e fontes bibliográficas por meio de documentação indireta. De acordo com a literatura, percebe-se que as pesquisas estão mais voltadas para as práticas relacionadas à tecnologia da informação, e os resultados mostram que a Prefeitura Municipal de Naviraí tem buscado implementar mecanismos digitais como meio de aproximação aos cidadãos. No entanto, existem deficiências que precisam ser abordadas para evitar a cooptação do Estado e permitir uma transformação verdadeiramente digital. A conclusão é que se deve atentar para a transparência das plataformas, bem como permitir a participação dos cidadãos de forma assíncrona.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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