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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Caroline Marques-
dc.date.accessioned2023-01-10T20:17:49Z-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5524-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo compreender como ocorre a produção e comercialização do queijo em um laticínio em Alto Piquiri-PR. Para tanto, a revisão da literatura apresentou discussões sobre a cadeia produtiva do leite e sobre a produção e comercialização do queijo. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir de uma pesquisa participante. Foram coletados dados por meio de observações diretas na empresa, bem como entrevistas não estruturadas com funcionários e gestores do laticínio, principalmente a gerente de gestão da qualidade. Como resultados, observou-se que o processo produtivo dos queijos tipos finos possuem algumas etapas comuns a todos, como o recebimento da matéria-prima, pasteurização e coagulação, denoprensa, filagem, embalagem e expedição; e outras etapas diferenciadas, dependendo do tipo do queijo, como a salmoura, maturação e defumação. Em todas as etapas devem ser realizados rigorosos controles de qualidade, principalmente considerando a importância da segurança alimentar. No caso estudado, são 114 produtores fornecedores para suprir a capacidade da empresa, sendo que, atualmente, vem recebendo cerca de 38 mil litros de leite por dia. São aproximadamente 10 tipos de queijos comercializados nos 3 estados da Região Sul e 2 estados da Região Sudeste. A partir dos representantes comerciais são feitos os contatos com os clientes, que, em sua maioria, são os supermercados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQueijos finospt_BR
dc.subjectLeitept_BR
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.titleCADEIA PRODUTIVA DO LEITE: um estudo sobre a produção de queijo em um laticínio de Alto Piquiri-PRpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Jaiane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo compreender como ocorre a produção e comercialização do queijo em um laticínio em Alto Piquiri-PR. Para tanto, a revisão da literatura apresentou discussões sobre a cadeia produtiva do leite e sobre a produção e comercialização do queijo. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir de uma pesquisa participante. Foram coletados dados por meio de observações diretas na empresa, bem como entrevistas não estruturadas com funcionários e gestores do laticínio, principalmente a gerente de gestão da qualidade. Como resultados, observou-se que o processo produtivo dos queijos tipos finos possuem algumas etapas comuns a todos, como o recebimento da matéria-prima, pasteurização e coagulação, denoprensa, filagem, embalagem e expedição; e outras etapas diferenciadas, dependendo do tipo do queijo, como a salmoura, maturação e defumação. Em todas as etapas devem ser realizados rigorosos controles de qualidade, principalmente considerando a importância da segurança alimentar. No caso estudado, são 114 produtores fornecedores para suprir a capacidade da empresa, sendo que, atualmente, vem recebendo cerca de 38 mil litros de leite por dia. São aproximadamente 10 tipos de queijos comercializados nos 3 estados da Região Sul e 2 estados da Região Sudeste. A partir dos representantes comerciais são feitos os contatos com os clientes, que, em sua maioria, são os supermercados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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