Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Saulo Aparecido de-
dc.creatorReinert, José Nilson-
dc.date.accessioned2011-09-28T12:24:54Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:18Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOUZA, Saulo Aparecido de; REINERT, José Nilson. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 1, 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000100009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/550-
dc.description.abstractO propósito deste estudo foi analisar a avaliação de um curso de graduação através da identificação dos fatores que geram satisfação e insatisfação por parte de seus estudantes e, também, comparar os resultados entre as modalidades de ensino presencial e a distância. O questionário empregado deixou o estudante livre para indicar espontaneamente aquilo que o satisfaz ou insatisfaz. Em seguida, os resultados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicam que, na avaliação dos estudantes, os principais fatores determinantes da satisfação e da insatisfação com o curso estão relacionados com a estrutura curricular, o corpo docente e o ambiente social. Foram encontradas diferenças significativas na comparação entre as modalidades de ensino pesquisadas. A estrutura física e algumas características do curso foram consideradas pouco importantes para a avaliação dos cursos pelos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzed the evaluation of a higher education program by identifying factors that cause satisfaction and dissatisfaction according to higher education students' views and also compared the results between distance learning and traditional classroom students. The questionnaire provided an opportunity for the students to spontaneously indicate the factors that caused satisfaction and dissatisfaction. The results were then analyzed using content analysis technique. The results indicate that students evaluate curriculum structure, faculty, and social environment as the main determinants of satisfaction and dissatisfaction concerning to the program. Significant differences were found in the comparison between traditional classroom and distance learning formats. Department infrastructure and some characteristics of the program were considered unimportant for the students' program evaluation.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes Universitáriospt_BR
dc.titleAvaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discentept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a higher education program through student satisfaction/dissatisfactionpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000100009-
Aparece nas coleções:CCHS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao de um curso.pdf192,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.