Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Iris Costa-
dc.date.accessioned2023-01-07T02:27:04Z-
dc.date.available2023-01-07T02:27:04Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5507-
dc.description.abstractThis is qualitative research of exploratory nature that addresses the construction of the identity of the Physical Education teacher in Pre-school. The concepts of identity were based on Stuart Hall and Zygmunt Bauman, and had as objectives: General - to discuss the concept of identity and investigate the construction of the identity of Physical Education teachers working in Pre-school and, specific objectives - a) to outline the profile of the Physical Education teacher, regarding age group, academic background and time working in teaching, in kindergarten and nursery in the municipality of Corumbá; b) understand if the entrance of the teacher in Pre-school in Corumbá happened by "option" or "condition", i.e., if it was a conscious choice, planned and marked by pedagogical criteria or a mere necessity of insertion in the labor world; and c) interpret the meaning that each teacher gives to his/her profession and list the main difficulties of Physical Education teachers who work in Pre-school. To achieve these goals, interviews were conducted with 05 Physical Education teachers working in Early Childhood Education in the city of Corumbá, MS. The data obtained were analyzed based on Bardin's content analysis. From the results it was possible to infer that the identity of the Physical Education teacher who works in Pre-school in Corumbá was (re)constructed throughout his/her life, beginning in the first school experiences. The initial training course has a great influence in this process, but it is in the daily teaching, in the exchange with peers and school community that this identity is really forged.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade-
dc.subjectEducação Física-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectFormação de Professores-
dc.subjectPráticas Pedagógicas-
dc.titleQuem é o(a) professor(a) de Educação Física atuante na Educação Infantil na rede municipal de ensino em Corumbá - MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rizzo, Deyvid Tenner de Souza-
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória que aborda a construção da identidade do professor de Educação Física na Educação Infantil. Os conceitos de identidade foram baseados em Stuart Hall e Zygmunt Bauman, e, teve como objetivos: geral - discutir o conceito de identidade e investigar a construção da identidade de professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil e, objetivos específicos - a) traçar o perfil do professor de Educação Física, no que concerne a faixa etária, formação acadêmica e tempo de atuação no magistério, no maternal e berçário no município de Corumbá; b) compreender se a entrada do professor na Educação Infantil em Corumbá se deu por “opção” ou “condição”, ou seja, se foi uma escolha consciente, planejada e balizada por critérios pedagógicos ou uma mera necessidade de inserção no mundo do trabalho; e c) interpretar o significado que cada professor dá para a sua profissão e elencar as principais dificuldades dos professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. Para alcançar esses objetivos foram realizadas entrevistas com 05 professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil no município de Corumbá, MS. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. A partir dos resultados foi possível inferir que a identidade do professor de Educação Física que atua na Educação Infantil de Corumbá foi (re) construída ao longo da sua vida, tendo início nas primeiras experiencias escolares. O curso de formação inicial tem uma grande influência nesse processo, mas é no cotidiano docente, na troca com os pares e comunidade escolar que essa identidade é realmente forjada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Iris Costa Soares - versao final.pdf663,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.