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dc.creatorJOSIANE DE JESUS REIS DE FREITAS-
dc.date.accessioned2022-12-19T13:01:09Z-
dc.date.available2022-12-19T13:01:09Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5473-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the perception of portuguese language teachers in their 90th year of elementary school about their use of digital information and communication technologies (Tdics) in their pedagogical dynamics. For this, we propose to analyze how the investigated teachers use digital technologies in their portuguese language classes, seeking to discuss possible relationships between this use and the pedagogy of multiliteracies in their pedagogical practice, as well as the importance of using digital technologies in language teaching especially considering the context of the covid-19 pandemic. For this, we dialogued, through semi-structured interviews, with four teachers from public and private schools in Campo Grande-MS who work in the 90th year of elementary school, starting from 12 (twelve) more general questions on the subject. Among the justifications for the investigation are the perceptions of the researcher as a teacher of primary education reinforcement, such as: access to technologies by students; use of technologies in language classes.The results point to some evidence of work with digital technologies in the perspective of the pedagogy of multiliteracies, but highlight many barriers to carrying out this type of practice, especially during the period of emergency remote teaching of the covid-19 pandemic. As the analyzes show, it is not possible to say that this type of work can only be facilitated by an adequate digital infrastructure, as difficulties and resistance to work are often also present in teaching practices from the perspective of multiliteracies. Keywords: Pedagogy of Multiliteracies. Digital Technologies. Critical Citizen-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia dos Multiletramentos. Ensino de Língua Portuguesa. Pandemia da covid-19-
dc.titleMultiletramentos e impressões sobre o uso de tecnologias digitais por professoras de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabiana Pocas Biondo Araujo-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar a percepção de professoras de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental II sobre o uso que fazem de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. Para isso, propomos analisar como as professoras investigadas afirmam usar tecnologias digitais em suas aulas de língua portuguesa, buscando discutir possíveis relações entre esse uso e a pedagogia dos multiletramentos em seu fazer pedagógico, assim como a importância do uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa, sobretudo considerando o contexto da pandemia da covid-19. Para isso, dialogamos, por meio de entrevista semiestruturada, realizada em março, maio e agosto de 2021, com quatro professoras das redes pública e privada de ensino de Campo Grande – MS, que atuam no 9º ano do ensino fundamental, partindo de 12 (doze) questões mais gerais sobre o tema. Entre as justificativas para a investigação, estão as percepções da pesquisadora enquanto professora de reforço do ensino fundamental, sobre dificuldades no acesso a tecnologias digitais pelos alunos nas escolas e no uso dessas tecnologias por professores nas aulas de línguas. Os resultados apontam alguns indícios de trabalho com tecnologias digitais em perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, porém destacam muitas barreiras para a realização desse tipo de prática, principalmente durante o período de ensino remoto emergencial da pandemia da covid-19. Como mostram as análises, não é possível dizer que esse tipo de trabalho possa ser facilitado apenas por uma infraestrutura digital adequada, pois muitas vezes também estão presentes nas práticas de ensino algumas dificuldades e resistências para o trabalho a partir da perspectiva dos multiletramentos. Palavras chave: Pedagogia dos Multiletramentos. Ensino de Língua Portuguesa. Pandemia da covid-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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