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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes e Santos, Bruna Martins Mendes; Camila Lourenço dos Santos-
dc.date.accessioned2022-12-08T22:14:55Z-
dc.date.available2023-12-30-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5448-
dc.description.abstractFinancial Education is a topic of great importance in the current social and economic contexts. Essentially, discussions have focused on the relevance of increasing the population's financial literacy and changing consumption habits resulting from this literacy. This study aimed to analyze the profile of Brazilian scientific publications with the theme Financial Education, exposed through the capes journal from 2012 to 2021. In the literature review, the main theoretical constructs are exposed, namely, the concept of financial education and the main regulations at the national level relevant to the theme. Methodologically, there is a descriptive research with a mixed approach and application of bibliometrics. In this context, journals, year of publication, journal classification according to Qualis Capes criteria, number of authors for each article, title, type of methodological approach, type of research, keywords and research agenda were verified. The main results found show that 2018 was the year with the highest number of publications (15), the Mathematics Education journal - TANGRAN is the most present in the sample (44.11%), almost 66% of the sample is classified as qualis A, authors with a number of articles greater than three in the sample were not identified and the main themes highlighted were financial education applied to basic education, higher education and the family, in percentage almost 80% of the studies studied. Lastly, the top keywords were financial education, financial literacy and personal finance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjecteducação financeira; bibliometria; ensino básico.pt_BR
dc.titleAnálise do perfil bibliométrico relativo às pesquisas nacionais em Educação Financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Vitor Cardoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061964331796347pt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo, Antonio Sérgio-
dc.contributor.referee2Gutierrez, Jhoel Estebany Sandoval-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoA Educação Financeira é uma temática de grande importância nos contextos social e econômico atuais. Essencialmente as discussões tem se voltado para a relevância do incremento ao letramento financeiro da população e a mudança dos hábitos de consumo decorrentes desse letramento. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil das publicações cientificas brasileiras com a temática Educação Financeira, expostas através do periódico capes no período de 2012 a 2021. Na revisão da literatura são expostos os principais constructos teóricos, a saber, o conceito de educação financeira e as principais normativas em âmbito nacional pertinentes à temática. Metodologicamente tem-se uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem mista e aplicação de uma bibliometria. Neste contexto verificaram-se revistas, ano de publicação, classificação do periódico segundo o critério Qualis Capes, número de autores para cada artigo, título, tipo de abordagem metodológica, tipo de pesquisa, palavras-chave e agenda de pesquisa. Os principais resultados encontrados mostram que 2018 foi o ano com maior quantidade de publicações (15), a revista de Educação Matemática – TANGRAN é a mais presente na amostra (44,11%), quase 66% da amostra encontra-se classificada como qualis A, não foram identificados autores com quantidade de artigos maior do que três na amostra e os principais temas evidenciados foram a educação financeira aplicada ao ensino básico, ensino superior e à família, percentualmente quase 80% dos trabalhos estudados. Por último, a principais palavras-chave foram educação financeira, alfabetização financeira e finanças pessoais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAGINOVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
local.publisher.departmentCampus de Nova Andradina - CPNApt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

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