Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Laila Cristina Domingos-
dc.date.accessioned2022-12-02T15:36:02Z-
dc.date.available2022-12-02T15:36:02Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5419-
dc.description.abstractThis research seeks to understand the entry process of students who enter postgraduate courses (master's and/or doctorate) through racial quotas, primarily who have gone through the process of heteroidentification by bank, which occurs in some institutions. Even after a few years of the Quota Law, it is still not widely accepted, and when it comes to hetero-identification by bank, the issue becomes a little more controversial. The “court of races” (Folha de São Paulo, 2004) works as an instrument to guarantee rights and is complementary to self-declaration of color, however, when starting from an exclusively phenotypic criterion, it causes some disagreements, mainly because of the miscegenation that occurred in the country. Currently, there are many public policies to promote equity and social justice and racial quotas fit as temporary affirmative actions. The research participants were able to share their experiences in the interviews carried out, about their perceptions as black and quota students, through oral history and narratives, in the light of analysis of Cultural Studies. The work consists of a qualitative research and the method used to recruit respondents was the “Virtual Snow Ball” (COSTA, 2018). Various testimonies were collected, but they converge in many points, corroborating the intersectional thinking. The results point to reflect the role of the academy as a locus of a process of construction of racial identity and that, as important as the stalls are, the process must focus on the candidate and the movements and experiences that led him there, therefore, banking becomes a formality and one more step in this process that will guarantee rights and access to the target audience. Keywords: Heteroidentification; Racial quotas; Public policy; Racial identity.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceAções Afirmativas-
dc.subjectEstudos Culturais-
dc.subjectHeteroidentificação por Banca-
dc.subjectConstrução de Identidade-
dc.subjectPolíticas Públicas-
dc.subjectIdentidade Racial-
dc.subjectCotas Raciais-
dc.subjectAcesso Público-
dc.titleHeteroidentificação: um olhar dos estudos culturais sobre o processo de entrada do aluno cotista na Universidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Helen Paola Vieira-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender o processo de entrada de alunos que ingressam na pós-graduação (mestrado e/ou doutorado) através de cotas raciais, primordialmente que tenham passado pelo processo de heteroidentificação por banca, que ocorre em algumas instituições. Mesmo após alguns anos da vigência da Lei de Cotas, ela ainda não é amplamente aceita, e ao se tratar da heteroidentificação por banca a questão se torna um pouco mais controversa. O “tribunal das raças”(Folha de São Paulo, 2004) funciona como instrumento de garantia de direito e é complementar à autodeclaração de cor, porém, ao partir de um critério exclusivamente fenotípico, causa algumas discordâncias, principalmente por causa da miscigenação ocorrida no país. Atualmente existem muitas políticas públicas de promoção da equidade e da justiça social e as cotas raciais se encaixam como ações afirmativas de caráter temporário. Os participantes da pesquisa puderam compartilhar suas experiências nas entrevistas realizadas, acerca das suas percepções enquanto alunos negros e cotistas, por meio da história oral e narrativas, à luz das análises dos Estudos Culturais. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para recrutamento dos entrevistados foi o “Bola de Neve Virtual”(COSTA, 2018). Foram coletados depoimentos variados, mas que convergem em muitos pontos, corroborando com o pensamento interseccional. Os resultados apontam para refletir o papel da academia como um locus de um processo de construção de identidade racial e que por mais que as bancas sejam importantes, o processo deve se concentrar no candidato e nos movimentos e experiências que o levaram até ali, portanto, a banca torna-se uma formalidade e mais uma etapa desse processo que irá garantir direitos e acesso ao público a que se destina. Palavras-chave: Heteroidentificação; Cotas raciais; Políticas Públicas; Identidade racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LAILA CRISTINA DOMINGOS FERREIRA -Dissertação.pdf710,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.