Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEONEL DA SILVA CARVALHO, CAROLINA-
dc.date.accessioned2022-11-21T21:25:32Z-
dc.date.available2022-11-21T21:25:32Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5368-
dc.description.abstractAbstract Introduction: Sleep is an essential phenomenon for the recovery of the energy spent during the period of activities. College students are constantly exposed to stress due to the pressure of the demand for a good performance in studies, which can interfere with the quality of sleep. Poor sleep quality can bring daily harm and learning impairment. Objective: To analyze the sleep quality of physiotherapy students and to correlate it with factors of academic training. Methods: Cross-sectional descriptive study with collection of primary data through a self-authored identification questionnaire and the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) from students enrolled in the physiotherapy graduation course. Students under 18 years old were excluded. Results: 134 responses were collected from students (78.4% women) with an average age of 18-27 years old, enrolled between the 1st and the last period of graduation. The average PSQI score among students was 8.72 ± 3.04. It was observed that 9.0% (n=12) presented good sleep quality, 63.4% (n=85) presented poor sleep quality and 27.6% (n=37) presented sleep disorders. Conclusions: Most students had poor sleep quality. The concern about academic performance and about the professional future are among the factors that most influence poor sleep quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectSono; Transtorno do sono-vigília; Estudantes; Fisioterapiapt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE DISCENTES DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pierette Ferrar, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O sono é um fenômeno essencial para recuperação dos gastos energéticos do período de atividades. Estudantes universitários estão constantemente expostos ao estresse devido a pressão pela exigência de um bom rendimento nos estudos, que podem interferir na qualidade do sono. A má qualidade do sono pode trazer prejuízos cotidianos e falhas na aprendizagem. Objetivo: Avaliar a qualidade do sono dos estudantes de fisioterapia da UFMS e identificar os fatores acadêmicos associados a esse aspecto. Métodos: Estudo descritivo transversal com coleta de dados primários através de um questionário de identificação de autoria própria e do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) de estudantes matriculados no curso de graduação em fisioterapia da UFMS. Foram excluídos estudantes menores de 18 anos. Resultados: Foram coletadas 134 respostas de estudantes (78,4% mulheres) com idade média entre 18-27 anos, matriculados entre 1º e último período da graduação. O escore médio do PSQI entre os estudantes foi de 8,72 ± 3,04. Observou-se que 9,0% (n=12) apresentaram boa qualidade do sono, 63,4% (n=85) qualidade ruim do sono e 27,6% (n=37) apresentaram distúrbio do sono. Conclusões: A maioria dos estudantes apresentou uma qualidade ruim de sono. A preocupação com o rendimento acadêmico e com o futuro profissional estão entre os fatores mais influenciadores da má qualidade do sono.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINISApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Fisioterapia - Bacharelado (INISA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final.pdfTCC213,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons