Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Vera Lucia | - |
dc.creator | Castro, Rita de Fátima da Silva Rosas de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T20:42:12Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09 | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-89995-41-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5030 | - |
dc.description.abstract | The book synthesizes reflections developed by several teachers around the theme of students with disabilities. Its theoretical corpus points to a growing change in the ways of understanding and caring for children and adolescents with disabilities. These are no longer understood as non-human and with “care” that denied them the right to life; they start to be perceived as beings possessing a soul, later on patients and treated as sick. Today, they are seen as children and adolescents that they are and, in schools, they are treated as schoolchildren. Presents in an updated way, topics related to the person with disabilities, policies, school attendance and, mainly, the human relationships present there. It also seeks dialogue with issues involving ethics and, therefore, the values present in this context of interactions. Discusses points in the history of school care for children and adolescents with disabilities. It presents the UNESCO report on the Global Monitoring of Education in Latin America and the Caribbean, in its scores regarding the Brazilian context. It deals with school management, permeating the political and pedagogical, phenomena understood within a participatory project at school. As well as the teacher's reflexivity, this is related to their continuing education and the inclusive school. It reflects from the parallel between social inclusion and educational inclusion, based on cultural studies. It also addresses the childhood phenomenon, being a child and the disability phenomenon through the perspective of the Sociology of Childhood, Inclusion and the Universal Design of Learning | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.relation.ispartof | O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência: das políticas públicas ao espaço escolar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Política escolar | pt_BR |
dc.title | O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência: das políticas públicas ao espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro sintetiza reflexões desenvolvidas por vários professores(as) no entorno da temática de escolares em condição de deficiência. Seu corpus teórico aponta para uma crescente mudança nas formas de entendimento e atendimento de crianças e adolescentes em condição de deficiência. Estas deixam de ser entendidas como não humanas e com “atendimento” que lhes negava o direito a vida; passam a ser percebidas como seres possuidores de alma, mais a frente pacientes e atendidas como doentes. Hoje, vistas como crianças e adolescentes que são e, nas escolas atendidas como escolares. Apresenta de forma atualizada, tópicos referentes à pessoa com deficiência, políticas, atendimento escolar e, principalmente, as relações humanas aí presentes. Busca ainda, o diálogo com questões que envolvem a ética e, portanto, os valores presentes neste contexto de interações. Discorre sobre pontos da história do atendimento escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Apresenta o relatório da UNESCO Sobre o Monitoramento Global da Educação da América Latina e Caribe, em suas pontuações quanto ao contexto brasileiro. Trata sobre a gestão escolar, permeando o político e o pedagógico, fenômenos entendidos dentro de um projeto participativo na escola. Assim como a reflexividade do professor(a), relacionado esta a sua formação continuada e a escola inclusiva. Reflete a partir do paralelo entre a inclusão social, a inclusão educacional, tendo como fundamentação os estudos culturais. E, ainda, aborda o fenômeno infância, ser criança e o fenômeno deficiência pelo viés da Sociologia da Infância, da Inclusão e do Desenho Universal de Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O_Contexto_da_Educação_Escolar_de_Crianças (1).pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons