Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Caio Mateus Teruel de-
dc.date.accessioned2022-08-04T22:09:08Z-
dc.date.available2022-08-04T22:09:08Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5016-
dc.description.abstractThe present work aims to understand the overlaps between journalism and the social acceleration of time through the theory developed by the German theorist Hartmut Rosa. In this sense, it starts from the theory of acceleration to understand current journalism, from its production to its final consumption, considering that the social acceleration of time potentiates the phenomenon of disinformation. To verify the hypothesis, the work proposed to collect data on journalistic consumption and temporal perception through a questionnaire composed of 21 questions with four thematic areas: Sociodemographic profile, journalism and consumption, social acceleration of time and disinformation. There were 546 responses from people aged 20-30 years in the Brazilian Midwest. Finally, the results raised evidence of the correlation between temporal acceleration and misinformation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAceleração Social do Tempo-
dc.subjectJornalismo - aspectos sociais-
dc.subjectDesinformação-
dc.subjectHartmut Rosa-
dc.subjectComunicação de Massa - aspectos sociais-
dc.subjectDisinformation-
dc.subjectJournalism - social aspects-
dc.subjectMass Media - social aspects-
dc.titleAs notícias na sociedade da aceleração social do tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prior, Helder Filipe Rocha-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva-se a compreender as imbricações entre jornalismo e aceleração social do tempo por meio da teoria desenvolvida pelo teórico alemão Hartmut Rosa. Neste sentido, parte-se da teoria da aceleração para compreender o jornalismo atual, de sua produção até o consumo final, considerando ao fim que a aceleração social do tempo potencializa o fenômeno da desinformação. Para averiguar a hipótese, o trabalho se propôs a colher dados de consumo jornalístico e percepção temporal por meio de um questionário composto de 21 questões com quatro áreas temáticas: Perfil sociodemográfico, jornalismo e consumo, aceleração social do tempo e desinformação. Foram 546 respostas de pessoas com faixa etária de 20-30 anos do Centro-Oeste Brasileiro. Por fim, os resultados levantaram indícios da correlação entre aceleração temporal e desinformação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Caio Teruel.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertação_caio teruel.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.