Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardes, Maycon Fellipe-
dc.date.accessioned2022-07-22T12:18:08Z-
dc.date.available2022-07-22-
dc.date.issued2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4986-
dc.description.abstractThe world produces about 2.5 billion tons of grain, the amount needed to meet global demand, even so, approximately one billion citizens in the world suffer from hunger, as 14% of this food is lost and 17% is wasted. The high production of soybeans raises concerns about losses in its logistical process, which in Brazil is mostly carried out by road, transported by non- specific trucks or trucks that are not in favorable conditions for transport, resulting in huge monetary losses. Given this, understanding the main causes of grain losses, mainly caused by road transport, will contribute to the increase in food production, meeting one of the greatest challenges of the 21st century, related to meeting the growing world need for food. Thus, the objective of this work is to identify the main causes of grain losses, specifically soy, in road transport and to point out possible solutions to mitigate such losses. In search of current and relevant information on the modes of transport of soy, the main factors related to the theme were listed, such as: logistics; types of modes: waterway; road; rail; air; and logistical modalities in agribusiness. In order to achieve the proposed objective, 3 papers that dealt with the theme of losses in the transport of soybeans and 4 that dealt with possible solutions for such losses were analyzed. Based on these works, the main problems pointed out by the authors can be divided into four groups, namely: (i) inappropriate conditions of the roads, (ii) poor condition of vehicles (iii) lack of other modes of transport and, (iv) poor product handling. With regard to solutions that mitigate such losses, the following were found: privatization of roads, government investments in modes other than road, construction of metallic silos, training of drivers and the use of suitable trucks. Therefore, it is understood that Brazil is highly profitable with regard to production but has a negative balance with regard to logistical costs. Soybean losses in the road modal can be avoided by investments not only public, but also private, whether by producers and transport companies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte Rodoviáriopt_BR
dc.subjectDesperdício de Alimentos-
dc.subjectModal Rodoviário-
dc.subjectSoja-
dc.subjectMitigação das Perdas-
dc.titleDesperdícios de grãos de soja na logística rodoviária do agronegócio brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Higashi, Susan Yuko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4914236E8&tokenCaptchar=03ANYolqs-ENF9YNBGvYGfbj8SapqETX7-3rx_6QllS_gcwz7hPyv7d_AGorDek5bRAFerlvA7oYwR0NKzywRgYAuWW-eXZpAt-HWNAK1cqv_IlXHwPIAJW0KaBpEoiosvF5A3X9I_M6UYEOftxg4a2UZQLNJ-L7uupXn1tM8YZlGJL6Ac-OAZsaEnSRX3TBifGU0s0g7NNjUY0SzEFF9U-pVWBsdw6P9dmmMkUH1T0te6lhbKsbq7vAxPhpsjp9r0q9RsruvqAo3fo8zrN26LIwsYh7UWKqwBcZBSm0jURF2LIRddveBpDzsg1vpXMInowavuctfU3UQQZ9HPEVrv8_okS9zLUT1oV895XzL9nwtOT0Lu9nbbIeTgTfFlBzsfyTzZF-tZ6PXJ3dxLhGIG5KPY-mDN9GMZR5isH5LB2IJqqSqY-oQU0mNlpUTc56TjLWJQJPwa-s0HeCgn1Gi0lRCLP3ynDqMYuApt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Wallace da Silva de-
dc.contributor.referee2Tomé, Ivan Maia-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.description.resumoO mundo produz cerca de 2,5 bilhões de toneladas de grãos, valor necessário para atender a demanda global, mesmo assim, aproximadamente um bilhão de cidadãos passam fome no mundo, pois 14% desses alimentos são perdidos e 17% são desperdiçados. A alta produção da soja, gera preocupação em relação as perdas no seu processo logístico, que no Brasil, é executado em sua maioria, pelo modal rodoviário, transportados por caminhões não específicos ou que não se encontram em condições favoráveis ao transporte, resultando em enormes perdas monetárias. Frente a isso, entender quais as principais causas das perdas de grãos, ocasionadas principalmente pelo transporte rodoviário, é um dos fatores que irá contribuir para o aumento da produção alimentar, indo ao encontro de um dos maiores desafio do século XXI, relacionado a atender à crescente necessidade mundial de alimentos. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as principais causas de perdas de grãos, especificamente a soja, no transporte rodoviário brasileiro e apontar possíveis soluções para mitigar tais perdas. Em busca de informações atuais e relevantes sobre os modais de transporte da soja, foram elencados os principais fatores relacionados à temática, como: logística; tipos de modais: aquaviário; rodoviário; ferroviário; aéreo; e modais logísticos no agronegócio. Para conseguir atingir ao objetivo proposto foram analisados 3 trabalhos que tratavam a respeito do tema das perdas no transporte de grãos de soja e 4 que tratavam das possíveis soluções para tais perdas. Com base nesses trabalhos pode-se dividir os principais problemas apontados pelos autores em quatro grupos, sendo: (i) condições inapropriadas das estradas, (ii) má condição dos veículos (iii) falta de outros modais de transporte e, (iv) mal manuseio do produto. No que tange as soluções que mitiguem tais perdas foram encontradas: privatização das estradas, investimentos governamentais em outros modais que não o rodoviário, construção de silos metálicos, capacitação dos motoristas e a utilização de caminhões adequados. Portanto, entende-se que o Brasil é altamente lucrativo no que se refere à produção, porém apresenta saldo negativo no que se tange aos custos logísticos. As perdas de grãos de soja no modal rodoviário podem ser evitadas por investimentos não somente públicos, mas também privados, sejam por parte dos produtores e das empresas transportadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPCSpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maycon Fellipe Bernardes.pdf502,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons