Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Elizete da Rocha Vieira de-
dc.date.accessioned2022-07-15T14:35:23Z-
dc.date.available2022-07-15-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.isbn978-65-89995-50-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4961-
dc.description.abstractThis work is the product of the reflection of professors from a Public University on the teaching-learning process and the use of active methodologies in the area of ​​health. The elaboration process coincides with the year 2020, particularly in world history, due to the Covid-19 Pandemic, which, by modifying the daily life of classrooms, allowed the authors to immerse themselves in the work they had already been developing over the last few years, such as also adding to these, new reflections on the paths of active learning and the role of digital technologies. Aimed at teachers, but perfectly adjusted for students and those interested in the subject, it stands out for its didactic and illustrated presentation, explores concepts, and main types of methodologies such as Problem-Based Learning, Team-Based Learning, Problematization with the Arch of Maguerez, Community Based Teaching, Realistic Simulation, among others. Discusses the applicability of active methods in the current world, while connecting subjective aspects to the training of future professionals, as critical, reflective and human subjects, aware of the role they will have in the world around them, with the potential to transform reality. Thus, looking at the theory and experience of the authors themselves, gives reading the mark of reality and, with that, successes and difficulties are recorded, without fear of sharing, which makes writing unique!pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofMetodologias ativas: entre reflexões e pandemiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectPrática Médicapt_BR
dc.subjectCovid 19pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.titleMetodologias ativas: entre reflexões e pandemiapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEssa obra é produto da reflexão de docentes de uma Universidade Pública sobre o processo ensino-aprendizagem e o emprego das metodologias ativas na área da saúde. O processo de elaboração coincide com o ano de 2020, particular na história mundial, devido a Pandemia da Covid-19, que ao modificar o cotidiano das salas de aula possibilitou aos autores imersão nos trabalhos que já vinham desenvolvendo ao longo dos últimos anos, como também acrescendo a estes, novas reflexões, sobre os caminhos da aprendizagem ativa e o papel das tecnologias digitais. Destinada a professores, mas perfeitamente ajustada para alunos e interessados na temática, diferencia-se pela apresentação didática e ilustrada, explora conceitos, e principais tipos de metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes, Problematização com o Arco de Maguerez, Ensino Baseado na Comunidade, Simulação Realística, entre outras. Discorre sobre a aplicabilidade dos métodos ativos no mundo atual, sem deixar de conectar aspectos subjetivos à formação dos futuros profissionais, como sujeitos críticos, reflexivos e humanos, cientes do papel que terão no mundo que os rodeia, com potencial de transformar a realidade. Assim, o olhar sobre a teoria e a experiência dos próprios autores, confere a leitura a marca da realidade e, com isso, acertos e dificuldades são registrados, sem receio do compartilhamento, o que torna a escrita singular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias-Ativas digital.pdf20,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons