Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Noelene da Costa Lima Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T15:48:05Z | - |
dc.date.available | 2022-07-14T15:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4957 | - |
dc.description.abstract | The aim of this research is to make a reflexive (self)critical analysis by means of a bibliographic research, decoloniality education and art-education in elementary school and practice my critical interpretative capacity with a view to expanding my ongoing education. Constant change has always been present in the world. However, its rapid process, like the current one, is something to be questioned through critical literacy (SOUZA, 2011; TAKAKI, 2017) and decoloniality (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2017) of Art Education. The choice of this theoretical underpinning is due to the hypothesis that there are colonizing thoughts that permeate citizenship that is exercised through Art. Art Education plays an essential role in relation to reflections, through images, and the multimodal semiotic materialities. Art seeks to understands the complexities of the past with historical and cultural consequences of/in the present for reconstruction of a fairer future. I intend to understand critical literacy and decoloniality, analyze and interpret two artistic works. This research methodology theoretical, bibliographical and interpretive, as it seeks to understand its founding and, at the same time, it embraces the exercising of my own capacity to construct meaning in relation to tow pieces of work, grounded on a place from which I speak, on my experiences, as an art teacher, in dialogue with the perspectives of critical literacies and decoloniality. Keywords: Critical Literacy in Art. Decoloniality. Reconstruction of meanings. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Letramentos Críticos em Arte. Decolonialidade. Reconstrução de sentidos | - |
dc.title | Arte-Educação Decolonial Crítica no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nara Hiroko Takaki | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise autocrítica reflexiva por meio de um levantamento bibliográfico sobre a Arte-Educação, a decolonialidade e a criticidade no Ensino Fundamental e exercitar a minha capacidade crítico-interpretativa com vistas a ampliar a minha formação continuada. A mudança sempre esteve presente no mundo, no entanto, seu processo acelerado, como na atualidade, é algo para se questionar por meio dos letramentos críticos (SOUZA, 2011; TAKAKI, 2017) e decolonialidade (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2017) da Arte-Educação. A escolha desse referencial teórico deve-se à hipótese de que há pensamentos colonizadores que permeiam a cidadania que se exercita por meio da Arte. A Arte-Educação tem um papel essencial com relação às reflexões, mediante as imagens e as materialidades semióticas multimodais. A Arte busca entender as complexidades do passado com as consequências históricas e culturais do/no presente, para a reconstrução de um futuro mais justo. Assim, busco compreender os letramentos críticos e a decolonilidade, por meio da análise e interpretação de duas obras artísticas. A metodologia de pesquisa é teórica, de natureza bibliográfica e interpretativista, pois busca entender a literatura que a fundamenta e, ao mesmo tempo, contempla o exercício da minha própria capacidade de construção de sentido em relação as duas obras, com base no meu lugar de fala, nas minhas vivências e experiências como professora de Arte, em diálogo com as perspectivas dos letramentos críticos e da decolonialidade. Os resultados desta pesquisa se presentificam na força que as abordagens estudadas me possibilitaram na autocritica reflexiva por melhores condições para espalhar novas perspectivas e, em sala de aula, oportunizar que os(as) alunos(as) pensem por si mesmos e cheguem às conclusões individualmente, a partir de aulas de Arte fundamentadas nos letramentos críticos e na decolonialidade. Palavras-chave: Letramentos Críticos em Arte. Decolonialidade. Reconstrução de sentidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.