Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4927
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorChristofoletti, Gustavo-
dc.creatorFernandes, Janainny Magalhães-
dc.creatorMartins, Aghlen de Souza-
dc.creatorOliveira Jr, Silvio Assis-
dc.creatorCarregaro, Rodrigo Luiz-
dc.creatorToledo, Aline Martins-
dc.date.accessioned2022-07-10T11:55:02Z-
dc.date.available2014-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1982-7199pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4927-
dc.description.abstractThe process of teaching involving health care courses is extremely complex, and remits the responsibility to train qualified professionals to the needs of the population. The traditional model of education, centered on the figure of the teacher, has been discussed and criticized considering that the student is commonly a passive subject on the acquisition of knowledge. The aim of this study was to apply the techniques of active learning methodology in a discipline of Ethics in Health - semipresential modality, and to analyze the degree of satisfaction of students in the classroom and in virtual environment activities. Regarding the methods, a quali-quantitative design study was conducted involving 37 students that, delimited under problem-based situations and learning objectives, performed classroom and distance activities in Moodle environment. An instrument was used to analyze the subjects’ satisfaction and their academic performance. The technique of Discourse of the Collective Subject was applied to perform a qualitative analysis of results and the independent Student’s t-test was used to compare, under a quantitative basis, the responses of the students who approved or not the active method. Regarding the results, 89.2% of the students approved the active methodology, claiming better performance in the discussions. Even with the good acceptance, some students reported adaptive difficulties related to the method, despite the similarity of academic performance between them (p=0.18). The results reinforce the importance of applying active teaching methods in the university environment, and emphasize the need for policies that empower the teacher in this new reality. Keywords: Active learning methodology, Ethics in healtpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia ativa de aprendizagempt_BR
dc.subjectÉtica em Saúdept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleGrau de satisfação discente frente à utilização de métodos ativos de aprendizagem em uma disciplina de Ética em saúdept_BR
dc.title.alternativeGrau de satisfação discente frente à utilização de métodos ativos de aprendizagem em uma disciplina de Ética em saúdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14244/19827199823pt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage188pt_BR
dc.citation.epage197pt_BR
dc.description.resumoprocesso de ensino envolvendo os cursos da área da saúde é de extrema complexidade, por remeter à responsabilidade de formar profissionais qualificados para atender às necessidades da população. O modelo tradicional de ensino, centrado na figura do docente, vem sendo discutido e criticado, pelo fato de o aluno ser sujeito passivo na aquisição de conhecimento. O objetivo deste estudo foi aplicar técnicas de metodologia ativa de aprendizagem em uma disciplina de Ética em Saúde – modalidade semipresencial –, além de analisar o grau de satisfação dos alunos frente às atividades realizadas em sala de aula e em ambiente virtual. Sobre os métodos, foi realizado um estudo quali-quantitativo envolvendo 37 alunos que, delimitados sob situações-problemas e objetivos de aprendizagem, realizaram atividades presenciais e à distância em ambiente Moodle. Um instrumento foi aplicado para analisar o grau de satisfação do acadêmico e seu desempenho nas atividades. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo foi utilizada para realizar uma análise qualitativa dos resultados e o teste t de Student independente, para comparar, de forma quantitativa, as respostas dos alunos que aprovaram ou não a metodologia ativa. Sobre os resultados, 89,2% dos alunos aprovaram a metodologia ativa de aprendizagem, alegando melhor desempenho nas discussões. Mesmo diante da boa aceitação, alguns alunos relataram dificuldades adaptativas ao método, apesarnão ter sido constatada diferença de rendimento entre os alunos (p=0,18). Os resultados reforçam a importância de se aplicarem métodos ativos de ensino em ambiente universitário e apontam para a necessidade de políticas que capacitem o docente nesta nova realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
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