Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4819
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dc.creatorALEX FABIANO ALONSO-
dc.date.accessioned2022-05-27T19:58:30Z-
dc.date.available2022-05-27T19:58:30Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4819-
dc.description.abstractThe phenomena of time, space, and motion permeate all existence; in art, in addition to being necessary for representation, they become themes for his works. Over the years, the way we look at such phenomena has been changed or, as Charles S. Peirce understands, updated. Thus, in mythologies, religions, and from the various areas of knowledge, throughout history and even today, one can see a polysemy in the way in which the ideas of time, space, and movement are signified. Analogously, it is possible to perceive the displacement of the categories of art and its works in proposals that dialogue in the most varied ways with these phenomena and their meanings, although considered banal by many of us in our daily lives. At the beginning of the 20th century, as a result of modernization and, in the second half of the century, globalization, artistic trends such as Futurism and Land Art emerged, which proposed to explore the phenomena of movement and space in works that physically or conceptually encompass the idea of time, which is still recurrent in current productions. And it is in this bias of changes and adaptations that art will restructure itself, as proposed by Rosalind Krauss, with the “expanded field”. From this panorama, this research is part of the studies on sculpture as an expanded field, to study how these phenomena – of time, space, and movement – ​​are present/participate in works of art. Therefore, it is proposed to analyze three sculptures, from the beginning of the 20th century, the end of this century, and the beginning of the 21st century: 1. Development of a bottle in space, by Humberto Boccioni (1912), 2. Running Fence, by Christo & Jeanne-Claude (1976), and 3. Abyss over an abyss, by Thiago Rocha Pitta (2018), the latter by a Brazilian artist. The analysis is guided by sign relations, especially the interpretive effects that the works can produce and the participation of the phenomena under study in their generative process. Relying on both history and semiotics, this research resorted to different historical perspectives on the conceptualizations of time and its relations with space and movement; in art history, is based on texts by Michael Archer, and Giulio Argan, and Ernest Gombrich, among others. Semiotic studies consider aspects of Erwin Panofsky's iconography and Charles S. Peirce's general semiotics, as well as texts by scholars of his semiotics applied to images. The research was carried out, involving literature review and semiotic analysis, to build a view of the relationship between time, space, movement, and visual arts. The results should allow a better understanding of modernism and contemporaneity, in addition to contributing to expanding studies relating to art and semiotics.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuais. Fenômeno. Semiótica.-
dc.titleSob o signo do tempo: implicações temporais na experiência visual e na experiência imersiva na esculturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Eluiza Bortolotto Ghizzi-
dc.description.resumoOs fenômenos de tempo, espaço e movimento permeiam toda a existência; na arte, além de necessários para a representação, tornam-se temas para suas obras. Ao longo dos anos, a maneira como encaramos tais fenômenos foi sendo alterada ou, como compreende Charles S. Peirce, atualizada. Com isso, nas mitologias, religiões e a partir das várias áreas do conhecimento, ao longo da história e mesmo hoje, pode-se constatar uma polissemia no modo como são significadas as ideias de tempo, espaço e movimento. Analogamente, pode-se perceber o deslocamento das categorias da arte e de suas obras em propostas que dialogam das mais variadas maneiras com esses fenômenos e seus significados, ainda que considerados banais por muitos de nós em nosso dia a dia. No início do século XX, em decorrência da modernização e, na segunda metade do século, da globalização, surgem correntes artísticas como o Futurismo e a Land Art, que propõem explorar os fenômenos de movimento e espaço em obras que englobam física ou conceitualmente a ideia de tempo, o que ainda é recorrente em produções da atualidade. E é neste viés de mudanças e adaptações que a arte irá se reestruturar, como propôs Rosalind Krauss, com o “campo ampliado”. A partir desse panorama, esta pesquisa insere-se entre os estudos sobre a escultura como campo ampliado, com o objetivo de estudar a maneira pela qual estes fenômenos – de tempo, espaço e movimento – se fazem presentes/participam das obras de arte. Para tanto, propõe-se analisar três esculturas, do início do século XX, do final desse século e do início do século XXI: 1. Desenvolvimento de uma garrafa no espaço, de Humberto Boccioni (1912), 2. Running Fence, de Christo & Jeanne-Claude (1976), e 3. Abismo sobre abismo, de Thiago Rocha Pitta (2018), esta última de um artista brasileiro. A análise pauta-se pelas relações sígnicas, em especial os efeitos interpretativos, que as obras estão aptas a produzirem e a participação dos fenômenos em estudo no seu processo gerativo. Apoiando-se tanto na história quanto na semiótica, esta pesquisa recorreu a diferentes perspectivas históricas sobre as conceituações de tempo e suas relações com o espaço e o movimento; na história da arte, tem por base textos de Michael Archer, Giulio Argan e Ernest Gombrich, entre outros. Os estudos semióticos consideram aspectos da iconografia de Erwin Panofsky e a semiótica geral de Charles S. Peirce, bem como textos de estudiosos da sua semiótica aplicada às imagens. Realizou-se, então, uma pesquisa envolvendo revisão de bibliografia e análise semiótica, a fim de construir uma visão sobre a relação entre tempo, espaço, movimento e artes visuais. Os resultados devem permitir compreender melhor o modernismo e a contemporaneidade, além de contribuir para ampliar os estudos relacionando arte e semiótica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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