Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEIMAR LEANDRO MARIDO KIGA-
dc.date.accessioned2022-05-02T18:15:33Z-
dc.date.available2022-05-02T18:15:33Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4766-
dc.description.abstractEsta investigación busca analizar el Face Painting del pueblo Boe (Bororo) como un medio de enriquecimiento cultural, ya que una de las identidades visuales de este pueblo es el Face Painting. Es una peculiaridad cultural del pueblo Boe, se presenta como una forma de identificar a un pueblo en particular y culturas indígenas en su totalidad. Su objetivo es investigar y comprender los significados y la diversidad de las pinturas faciales de Boe. Además de contribuir a la preservación, valoración y reconocimiento de una de las múltiples expresiones culturales del pueblo Boe. La organización social Boe se divide en dos mitades exogámicas matrilineales, hay varias pinturas de todos los clanes y en esta obra presento solo ocho pinturas faciales, una de cada clan, cuatro de cada una de las dos mitades exogámicas. La metodología consta de fundamentos teóricos con literatura relacionada con el tema discutido, así como trabajo de campo. Con entrevistas y conversaciones informales, se buscó el contenido de esta investigación, en una mirada emic, de un indígena perteneciente a este pueblo. Debido a la pandemia de Covid19, algunas entrevistas se realizaron en persona, pero también a través de redes sociales, como Facebook y WhatsApp, ya que las pinturas y los interlocutores están presentes en estas redes sociales. Delimité las entrevistas en la vereda Meruri, de donde soy, perteneciente al municipio de General Carneiro - Mato Grosso. Para la presentación visual de las pinturas, se utilizó fotografía durante el trabajo de campo y dibujos hechos a mano, para agregar. Uno de los resultados de la investigación es el nuevo conocimiento sobre el tema abordado, los diálogos con las comunidades tradicionales sobre la cultura y el fomento de nuevas investigaciones sobre los conocimientos tradicionales.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpinturas faciais-
dc.subjectantropologia indigena, identidade-
dc.titlePINTURAS FACIAIS BOE: máscaras socias da identidade e alteridade de um povo.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Antonio Hilario Aguilera Urquiza-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a Pintura Facial do povo Boe (Bororo), como meio de valorização cultural, visto que uma das identidades visuais deste povo é a pintura facial. É uma particularidade cultural do povo Boe, apresenta-se como forma de identificação de um povo particular e das culturas indígenas em sua totalidade. Tem como objetivo investigar e compreender os significados e a diversidade das pinturas faciais Boe. Como também, contribuir com a preservação, valorização e reconhecimento de uma das múltiplas expressões cultural do povo Boe. A organização social Boe é dividia em duas metades exogâmicas matrilineares, existem várias pinturas de todos os clãs e neste trabalho apresento apenas oito pinturas faciais, uma de cada clã, quatro de cada uma das duas metades exogâmicas. A metodologia é composta pela fundamentação teórica com literaturas relacionadas ao tema abordado, como também o trabalho de campo. Com entrevistas e conversas informais buscou-se o conteúdo para realização desta pesquisa, em uma visão êmica, de um indígena pertencente a este povo. As entrevistas, em virtude da pandemia do Covid19, foram feitas algumas presenciais, mas também pelas redes sociais, como o Facebook e WhatsApp, visto que as pinturas e interlocutores estão presentes nessas redes sociais. Delimitei as entrevistas na aldeia Meruri, de onde eu sou, pertencente ao município de General Carneiro – Mato Grosso. Para apresentação visual das pinturas foram utilizados o recurso da fotografia durante o trabalho de campo e desenhos feitos a mão, para acrescentar. Um dos resultados da pesquisa são os novos conhecimentos acerca do tema abordado, diálogos com as comunidades tradicionais a respeito da cultura e fomento a novas pesquisas sobre os conhecimentos tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO NEIMAR KIGA.docx - Documentos Google.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.