Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeres, Alessandra Campo Sedano-
dc.date.accessioned2022-04-16T23:23:37Z-
dc.date.available2021-11-20-
dc.date.issued2021-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4708-
dc.description.abstractAs organizações de pequeno e médio porte enfrentam problemas importantes para organizar seus processos operacionais. Essa dificuldade pode ser explicada em parte pela ausência de processos desenhados formalmente. O mapeamento de processos pode constituir uma ferramenta adequada para nortear os colaboradores na execução de suas tarefas, atividades e funções. O objetivo deste estudo foi mapear o processo de recebimento de boletos de uma Escola privada da cidade de Naviraí. Como objetivos específicos, buscou-se a) descrever o processo atual e desenhá-lo; b) propor mudanças ao processo atual e; c) desenhar o novo processo de recebimento de boletos. A pesquisa tem natureza qualitativa e descritiva. Foi realizado um estudo de caso em uma escola da cidade de Naviraí-MS. Os dados foram coletados com a aplicação de entrevistas, não estruturadas, documentos e observação direta. Os resultados evidenciaram a potência do mapeamento para organizar os processos da Empresa Estudada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.subjectGestão de Processospt_BR
dc.subjectFinanças Corporativaspt_BR
dc.subjectEducação Privadapt_BR
dc.subjectMapeamento de Processospt_BR
dc.titleMapeamento de Processos de Contas a Receber – um estudo em uma escola privada de Naviraí-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marco Antonio Costa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097234122363075pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Geraldino Carneiro de-
dc.contributor.referee2Resch, Sibelly-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0411770633332060pt_BR
dc.description.resumoAs organizações de pequeno e médio porte enfrentam problemas importantes para organizar seus processos operacionais. Essa dificuldade pode ser explicada em parte pela ausência de processos desenhados formalmente. O mapeamento de processos pode constituir uma ferramenta adequada para nortear os colaboradores na execução de suas tarefas, atividades e funções. O objetivo deste estudo foi mapear o processo de recebimento de boletos de uma Escola privada da cidade de Naviraí. Como objetivos específicos, buscou-se a) descrever o processo atual e desenhá-lo; b) propor mudanças ao processo atual e; c) desenhar o novo processo de recebimento de boletos. A pesquisa tem natureza qualitativa e descritiva. Foi realizado um estudo de caso em uma escola da cidade de Naviraí-MS. Os dados foram coletados com a aplicação de entrevistas, não estruturadas, documentos e observação direta. Os resultados evidenciaram a potência do mapeamento para organizar os processos da Empresa Estudada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra - Artigo Versão Final.pdf585,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons