Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Neifa-
dc.date.accessioned2022-04-11T19:23:42Z-
dc.date.available2022-04-11T19:23:42Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4682-
dc.description.abstractThis study aims to identify the management strategies adopted by entrepreneurs of bars and restaurants in Nova Andradina and Taquarussu, to mitigate financial risk and keep businesses running in times of a pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCOVID – 19, pandemia, análises estratégicas, contabilidade gerencial.pt_BR
dc.titleDESAFIOS GERENCIAIS DA CRISE DO COVID-19 NOS BARES E RESTAURANTES DE NOVA ANDRADINA E TAQUARUSSUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zanin, Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/582616071731813pt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo, Antonio Sérgio-
dc.contributor.referee2Silveira, Vitor Cardoso da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar as estratégias de gestão adotadas pelos empresários de bares e restaurantes de Nova Andradina e Taquarussu, para mitigar o risco financeiro e manter os negócios em funcionamento em tempo de pandemia. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de levantamento. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário e análise quantitativa. A amostra é composta por 26 estabelecimentos. Os resultados indicam que as empresas tiveram que adaptar novas estratégias durante o período de pandemia. Cerca de 61,54% possuíam reservas e estavam preparadas para circunstâncias não previstas, tendo uma base sólida e bem organizada. 53,85% ajustaram as empresas para poder equilibrar o caixa e 30,77% recorreram a empréstimos nesse período, além de 7,69% ficarem endividados e inadimplentes. De forma geral, a pesquisa mostra que os bares e restaurantes conseguiram adotar estratégias como o investimento em marketing e delivery para poder alavancar as vendas, além de reduzir os custos para tentar suavizar os impactos que a pandemia causou.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESAFIOS GERENCIAIS DA CRISE DO COVID-19 NOS BARES E RESTAURANTES DE NOVA ANDRADINA E TAQUARUSSU.pdf285,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons