Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Lilian Lane de Sousa-
dc.date.accessioned2022-04-11T15:27:48Z-
dc.date.available2022-04-11T15:27:48Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4680-
dc.description.abstractPesticides are substances used to control pests in agriculture. With the increase in agricultural production, Brazil has become one of its biggest consumers in the world. Promoting knowledge of these substances, their properties, risks and benefits is essential, as it will serve as a basis for decision-making regarding their use, thus avoiding damage to ecosystems. These facts show the need to explore this theme in teaching. The main objective of this work was to investigate which pesticides are used in the local community and to select some concepts in organic chemistry in high school and to assess qualitatively and quantitatively how the theme “pesticides in chemistry education” has been addressed in classrooms in Brazil. It was found that the theme is still little explored, with greater incidence in the last year of regular high school and occurring mainly in rural schools or urban schools with a public predominantly from rural areas. The research confirms the importance of exploring themes in the student's daily life, so that he/she realizes the presence of chemistry in his/her life.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Química-
dc.subjectControle de Pragas-
dc.subjectAgrotóxicos-
dc.subjectEducação Ambiental-
dc.titleA química dos agrotóxicos e inseticidas naturais para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Garcez, Walmir Silva-
dc.description.resumoAgrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas na agricultura. Com o aumento da produção agrícola, o Brasil tornou-se um de seus maiores consumidores mundiais. Promover o conhecimento destas substâncias, suas propriedades, riscos e benefícios é fundamental, pois servirá de base para tomadas de decisões quanto a sua utilização, evitando-se assim prejuízos aos ecossistemas. Esses fatos mostram a necessidade de se explorar esse tema no ensino. O principal objetivo deste trabalho foi investigar quais agrotóxicos utilizados na comunidade local e selecionar alguns conceitos na química orgânica no ensino médio e avaliar quali e quantitativamente como o tema “agrotóxicos no ensino de química” tem sido abordado em salas de aula no Brasil. Constatou-se que a temática ainda é pouco explorada, tendo maior incidência no último ano do ensino médio regular e ocorrendo principalmente em escolas rurais ou escolas urbanas com público predominantemente oriundo do meio rural. A pesquisa corrobora a importância de se explorar temas do cotidiano do aluno, de forma que ele perceba a presença da química em sua vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima_Lilian_Lane_dissertacao_produto.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.