Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fábio Prates dos-
dc.date.accessioned2022-03-21T20:04:55Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4503-
dc.description.abstractThis work aims to identify how workers think about their financial education, the confidence they manage their resources, whether they have planning, budgeting or financial investments. There must be a greater interest in the topic regarding financial knowledge, as the lack of it can leave the worker in a difficult financial situation. The work started with bibliographic research collecting information from secondary sources, books and bibliographic documents, after this, a field research was carried out with data collection through questionnaire and descriptive analysis. 124 questionnaires containing 21 objective questions were collected. The data were tabulated and analyzed using an electronic spreadsheet. Of the main results, it was found that 72.58% of the participants earn a minimum wage and 70.16% did not receive financial education in childhood. It is concluded that a good financial education combined with good planning starting at the right time in the individual's life can favor workers with better financial planning for the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectGestão Financeira-
dc.subjectEconomia do Trabalho-
dc.subjectFinanças Pessoais-
dc.titleFinanças pessoais dos trabalhadores das indústrias: um estudo no município de Naviraí em Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Casagranda, Yasmin Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888412515903604pt_BR
dc.contributor.referee1Sanches, Arthur Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6626640798707862pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Wesley Osvaldo Pradella-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3926504763978915pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8018102959042553pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como propósito identificar como os trabalhadores pensam a respeito de sua educação financeira, a confiança com que administram seus recursos, se possuem planejamento, orçamento ou investimentos financeiros. Buscando maior interesse no tema que tange ao conhecimento financeiro, pois a falta do mesmo pode deixar o trabalhador em situação financeira difícil. Na coleta de dados pesquisa bibliográfica como informações de fontes secundárias, livros e documentos bibliográficos, após este, etapa uma pesquisa de campo com coleta de dados por meio de questionário e análise descritiva. Foram coletados 124 questionários que que se iniciou em 29/09/2020 a 10/10/2020 contendo 21 perguntas objetivas. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio de planilha eletrônica. Dos principais resultados 72,58% dos participantes ganham um salário mínimo e 70,16% não receberam educação financeira na infância. Contudo a boa educação financeira aliada a um bom planejamento iniciando se no momento certo na vida do indivíduo pode favorecer aos trabalhadores um melhor planejamento financeiro para o futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabio Prates - Versão Final .pdf691,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons