Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4503
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Fábio Prates dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T20:04:55Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14 | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4503 | - |
dc.description.abstract | This work aims to identify how workers think about their financial education, the confidence they manage their resources, whether they have planning, budgeting or financial investments. There must be a greater interest in the topic regarding financial knowledge, as the lack of it can leave the worker in a difficult financial situation. The work started with bibliographic research collecting information from secondary sources, books and bibliographic documents, after this, a field research was carried out with data collection through questionnaire and descriptive analysis. 124 questionnaires containing 21 objective questions were collected. The data were tabulated and analyzed using an electronic spreadsheet. Of the main results, it was found that 72.58% of the participants earn a minimum wage and 70.16% did not receive financial education in childhood. It is concluded that a good financial education combined with good planning starting at the right time in the individual's life can favor workers with better financial planning for the future. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Gestão Financeira | - |
dc.subject | Economia do Trabalho | - |
dc.subject | Finanças Pessoais | - |
dc.title | Finanças pessoais dos trabalhadores das indústrias: um estudo no município de Naviraí em Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Casagranda, Yasmin Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4888412515903604 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sanches, Arthur Caldeira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6626640798707862 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Wesley Osvaldo Pradella | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3926504763978915 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8018102959042553 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como propósito identificar como os trabalhadores pensam a respeito de sua educação financeira, a confiança com que administram seus recursos, se possuem planejamento, orçamento ou investimentos financeiros. Buscando maior interesse no tema que tange ao conhecimento financeiro, pois a falta do mesmo pode deixar o trabalhador em situação financeira difícil. Na coleta de dados pesquisa bibliográfica como informações de fontes secundárias, livros e documentos bibliográficos, após este, etapa uma pesquisa de campo com coleta de dados por meio de questionário e análise descritiva. Foram coletados 124 questionários que que se iniciou em 29/09/2020 a 10/10/2020 contendo 21 perguntas objetivas. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio de planilha eletrônica. Dos principais resultados 72,58% dos participantes ganham um salário mínimo e 70,16% não receberam educação financeira na infância. Contudo a boa educação financeira aliada a um bom planejamento iniciando se no momento certo na vida do indivíduo pode favorecer aos trabalhadores um melhor planejamento financeiro para o futuro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CPNV | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Fabio Prates - Versão Final .pdf | 691,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons