Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVagner Torres dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-16T22:22:38Z-
dc.date.available2022-02-16T22:22:38Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4335-
dc.description.abstractThe alcohol theme is significant in the national scenario for education in regions with this economic profile. This is confirmed by Brazil's position on the world stage, where it stands out for being one of the largest producers of sugar and ethanol in the world. In some economic regions it is more present in the Southeast and as is the case in the Midwest of the country. Teaching materials, such as books, are not developed taking into account the specificities of each region, since the National Textbook Program (PNLD) covers the national level and the choice of approved Textbooks (LDs). The present work aimed to carry out the analysis of Chemistry experiments, in LDs of Natural Sciences and Technologies (LDCNT) and their relations with the sugar and ethanol sector. The interest to carry out this dissertation came from the researcher's observation of his experience in the sugar and alcohol industry and as a Chemistry teacher. To achieve the objective of the dissertation, it was necessary to identify the LDs belonging to the PNLD-2021, as well as the Chemistry experiments in the books, to then proceed with a comparative analysis. With the results of the dissertation, it was possible to propose a product, Roadmap of Experimental Chemistry Activities on the Sugar-Alcohol Sector for High School, as a tool for teachers in the teaching of Chemistry. To carry out this work, 42 LDCNTs were analyzed, covering a total of 82 experimental activities of Chemistry, and for the analysis, 10 questions were asked that relate the Experimental Activities of Chemistry with the sugar and alcohol sector, as well as the relationship with the Curriculum of Mato Grosso do Sul. The data are not legal, in addition to the distribution of experimental activities during the LDs, they are presented in a very superficial way, presenting a very superficial relationship with the sugar sector. These gaps such as skills to be offered, economics and the relationship with the student, where they were offered to economic teachers and culture, led the teacher to be an extra tool for Chemistry teachers in these regions, as the economy is a product to the product that provides to the student sugar and alcohol sector.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentas, Habilidades e Guia de Ensino-
dc.titleRELAÇÃO ENTRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O SETOR SUCROALCOOLEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ivo Leite Filho-
dc.description.resumoA temática sucroalcooleira é significativa no cenário nacional para educação em regiões com esse perfil econômico. Isso é confirmado pela posição do Brasil no cenário mundial, onde possui destaque por ser um dos maiores produtores de açúcar de cana-de-açúcar e etanol do mundo. Em algumas regiões a presença de desse setor econômico é mais acentuada, como é o caso da região Sudeste e Centro-Oeste do país. Os materiais didáticos, como os livros, não são desenvolvidos levando em consideração as especificidades de cada região, pois, o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), abrange a nível nacional a escolha dos Livros Didáticos (LDs) aprovados. O presente trabalho objetivou a realização da análise dos experimentos de Química, presentes em LDs de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LDCNT) e suas relações com o setor sucroalcooleiro. O interesse para realização do desta dissertação partiu da observação do pesquisador em sua experiência na indústria sucroalcooleira e como professor de Química. Para alcançar o objetivo da dissertação, foi necessário identificar os LDs pertencentes ao PNLD-2021, bem como os experimentos de Química presentes nos livros, para então, proceder com a análise comparativa. Com os resultados da dissertação foi possível propor um produto, Roteiro de Atividades Experimentais de Química sobre o Setor Sucroalcooleiro para Ensino Médio, como ferramenta aos professores no ensino de Química. Para realização deste trabalho, foram analisados 42 LDCNT, contemplando um total de 82 Atividades experimentais de Química, sendo que, para análise foram feitas 10 questões que relacionam as Atividades experimentais de Química com o setor sucroalcooleiro, bem como a relação com o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Os dados demonstraram, que a distribuição das Atividades experimentais no decorrer dos LDs se apresenta forma não regular, além de apresentarem muito superficialmente alguma relação com o setor sucroalcooleiro. Essas lacunas, quanto a relação com as habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno e seu contexto social, econômico e cultura, levou o pesquisador a propor um produto que venha a ser ferramenta extra, aos professores de Química dessas regiões, onde a economia é voltada ao setor sucroalcooleiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FINAL_E_PRODUTO.pdf2,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.