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dc.creatorPEDRO HENRIQUE DE MORAES-
dc.date.accessioned2022-02-03T11:43:15Z-
dc.date.available2022-02-03T11:43:15Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4317-
dc.description.abstractThe customer's flow count counts the number of people entering the stores. This count allows you to extract different business metrics such as conversion rate of marketing actions, time of the visit, and people's traffic. The main objective of this dissertation is to propose, develop and evaluate a solution to count customers using security cameras. The proposal is to combine deep learning algorithms for counting people. Additionally, identify people who should not be counted, such as employees and collaborators. We collected and labeled videos in two different places. We used the labeled data to train the Yolov5 to define the count by People and RetinaFace by Face. The counting performed by the proposal was compared with the manual counting using a significance test. According to the test, there was no significant difference between the system predicted and the ground truth scores. The economic feasibility presented a cost of 24.4USD per month, considering 10 hours of video per day for cloud processing. The proposed solution does not require specific hardware and modifications in the store's spaces, being a promising alternative for this problem.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de Máquina, detecção de objetos-
dc.titleContagem de Fluxo de Pessoas Utilizando Aprendizado Profundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Edson Takashi Matsubara-
dc.description.resumoA contagem do fluxo de clientes é a contabilização da quantidade de pessoas que entram no estabelecimento. Esta contagem permite extrair diferentes métricas do negócio como taxa de conversão das ações de marketing, duração das visitas e tráfego de pessoas. O objetivo principal desta dissertação é propor, desenvolver e avaliar uma solução para contar clientes utilizando câmeras de segurança. A proposta consiste em combinar algoritmos de aprendizado profundo para contagem das pessoas. Adicionalmente identificar pessoas que não devem entrar na contagem, como funcionários e colaboradores. A partir de vídeos coletados em dois locais distintos que foram anotados manualmente foi definido a contagem Real. Posteriormente foram submetidos à Yolov5 para a definição da contagem por Pessoas e RetinaFace por Face. A contagem realizada pela proposta foi comparada com a contagem manual utilizando teste de significância. Segundo o teste houve não diferença significativa entre as contagens de Pessoa e Real. Sendo assim a técnica da solução proposta foi validada e a viabilidade econômica apresentou custo de 24,4USD por mês, considerando 10 horas de vídeo diárias para processamento em nuvem. A solução proposta não necessita de inserção de hardware específico e modificações nos espaços dos lojistas, sendo uma alternativa promissora para esse o problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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