Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Claudinei Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-01-05T17:53:35Z-
dc.date.available2022-01-05T17:53:35Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4252-
dc.description.abstractThe present study deals with the application of Mathematical Modeling in the calculation of the power factor, through activities developed with a group of students from the Electrotechnics course at the IFMS-Campus Campo Grande. The proposal to use mathematical modeling as a strategy teaching is due to the fact that many students have difficulty solving problem situations that involve concepts of electricity, which is a subject studied throughout the course. Of that Thus, associating the concepts studied in this discipline with everyday situations, it becomes more pleasant and easy to assimilate at the expense of studying countless formulas that often do not make sense to students at first. The research was qualitative and the data collection was carried out through questionnaires, records of responses to activities developed, observation and filling of an online form by the students. Concepts mathematics such as: Pythagorean theorem, trigonometric ratios, measure of angles in degrees and radians, vectors, rule of three were explored and worked with the students. The theme power factor was chosen to be applied and developed seeking contextualization and interdisciplinarity, with the aim of inserting mathematics in the daily lives of students. Being thus, the results of the data obtained came together with the research proposal, which allowed to articulate Mathematics with matters related to Electrotechnics. Keywords: Mathematical Modeling. Integrated High School. Federal Institute. Electrotechnical.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática-
dc.subjectModelagem Matemática-
dc.subjectTeorema de Pitágoras-
dc.subjectRazões Trigonométricas-
dc.subjectEstratégias de Ensino-
dc.titleModelagem Matemática: Contribuições para Cursos Técnicos em Eletrotécnicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lilian Milena Ramos-
dc.description.resumoO presente estudo trata da aplicação da Modelagem Matemática no cálculo do fator de potência, através de atividades desenvolvidas com uma turma de alunos do curso de Eletrotécnica do IFMS- Campus Campo Grande. A proposta de utilizar a modelagem matemática como estratégia de ensino deve-se ao fato que muitos alunos tem dificuldade em resolver situações problemas que envolvam conceitos de eletricidade, que é um assunto estudado ao longo de todo curso. Dessa forma, associar os conceitos estudados desta disciplina com situações do cotidiano, fica mais prazeroso e fácil de assimilar em detrimento de se estudar inúmeras fórmulas que muitas vezes não fazem sentido para os alunos no primeiro momento. A pesquisa teve caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, registros das respostas das atividades desenvolvidas, observação e preenchimento de um formulário online pelos estudantes. Conceitos matemáticos como: teorema de Pitágoras, razões trigonométricas, medida de ângulos em graus e radianos, vetores, regra de três foram explorados e trabalhados com os estudantes. O tema fator de potência foi escolhido para ser aplicado e desenvolvido buscando a contextualização e a interdisciplinaridade, com o intuito de inserir a matemática no cotidiano dos alunos. Sendo assim, os resultados dos dados obtidos veio ao encontro com a proposta da pesquisa, o que permitiu articular a Matemática com assuntos relacionados à Eletrotécnica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensino-
dc.subject.cnpqMatemática-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disserta__o_de_Mestrado_Modelagem_Matem_tica.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.