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dc.creatorEnio de Paula Fernandes-
dc.date.accessioned2021-12-22T18:11:49Z-
dc.date.available2021-12-22T18:11:49Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4234-
dc.description.abstractThis study sought to identify, from the point of view of managers of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), the feasibility of maintaining telework at this University. Telework was implemented at UFMS in an emergency way due to the declaration by the World Labor Organization of a pandemic scenario resulting from the contamination of the coronavirus called COVID-19, which originated in 2019 in China and spread around the world. Given this context, UFMS defined coping measures for the situation, from adapting administrative routines to remote teaching, through information and communication technology. Considering this enormous challenge of implementing the work modality in the context of education, which is mostly done face-to-face, this research was developed with the documental analysis of information obtained in the UFMS central administration units and by means of interviews with the managers of central, sectorial and campus units of the State. Through qualitative analysis, it was observed that the interviewees understand that the maintenance of telework is feasible, but there were different understandings as to the feasibility of maintenance because of the specificities that higher education presents in various areas, and there are still those who believe that a hybrid model of work is possible. Based on this study, a model of a management program is presented to the central administration of UFMS in which it is possible to maintain telework for technical-administrative servers, with the selection of professionals able to perform this kind of work with the fulfillment of the established goals. It is intended, thus, to contribute to the advancement of work processes and at the same time contribute to a modernization of public service.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeletrabalho. Administração pública. UFMS. Instituição federal de ensino superior. Servidor público.-
dc.titleViabilidade de manutenção do teletrabalho em uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto pós-pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva-
dc.description.resumoEste estudo buscou identificar, do ponto de vista dos gestores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a viabilidade de manutenção do teletrabalho no pós-pandemia de COVID-19 nessa Universidade. O teletrabalho foi implementado na UFMS de forma emergencial em virtude da declaração pela Organização Mundial do Trabalho de um cenário pandêmico decorrente da contaminação do coronavírus denominado COVID-19, que teve sua origem em 2019 na China e se alastrou pelo mundo. Diante desse contexto, a UFMS definiu medidas de enfrentamento para a situação, desde a adaptação das rotinas administrativas até o ensino remoto, por meio da tecnologia da informação e comunicação. Considerando esse enorme desafio de implementação da modalidade de trabalho no contexto da educação, que majoritariamente é realizado de forma presencial, esta pesquisa foi desenvolvida com a análise documental de informações obtidas nas unidades da administração central da UFMS e por meio de entrevistas com os gestores de unidades centrais, setoriais e câmpus do Estado. Por meio da análise qualitativa, observou-se que os entrevistados compreendem que a manutenção do teletrabalho é viável, porém houve entendimentos diferentes quanto à viabilidade de manutenção por causa das especificidades que o ensino superior apresenta nas mais variadas áreas, e há ainda aqueles que acreditam que é possível um modelo híbrido de trabalho. Com base neste estudo apresenta-se um modelo de um programa de gestão à administração central da UFMS em que seja possível a manutenção do teletrabalho aos servidores técnico-administrativos, com a seleção de profissionais aptos a realizar essa modalidade de trabalho com o cumprimento das metas estabelecidas. Pretende-se, dessa forma, contribuir para o avanço nos processos de trabalho e ao mesmo tempo contribuir para uma modernização do serviço público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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