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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MARIA LUCIA AMARAL MUNIZ | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T21:54:06Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T21:54:06Z | - |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4199 | - |
dc.description.abstract | This work has as theoretical foundation the greimasian semiotics. We propose to perform the semiotic analysis of the text of two children's songs by the composer Márcio de Camillo, whose theme is the poetry of Manoel de Barros. The methodology of analysis consists in the use of the generative course of sense as a methodological reading resource to understand the sensible sense of children's songs, as well as the sound and timbristic aspects. The analysis through the methodological process that includes the generative path of the sense is based on (Cf. BARROS, 2005), (DISCINI, 2002), (BERTRAND, 2003), (GREIMAS, 1966) and others. Where we consider the three levels of analysis: fundamental, narrative and discursive. The corpus analyzed are two juvenile songs by the composer Márcio de Camillo cutout of CD Crianceiras. We seek to identify: a) the actants of the utterance: the "me/you"; b) the space of the utterance; c) the contrast between positive and negative values; d) the verb tenses that are part of the utterance; e) the issue of euphoria and dysphoria, among others. Besides performing the textual analysis of the songs, we also analyze the thematic and figurative images, with the purpose of observing the sound image through the descriptive conduct for the visualization of how the relation between the lyrics and the song occurs (TATIT, 2003). Thus, our results focus on the perspective of contributing to the expansion of the studies on the greimasian semiotics 6 applied to the object of analysis of the children's song, notably concerning the two compositions by Márcio de Camillo. Keywords: Greimasian Semiotics; Sensitive perception; Children's song; Marcio de Camillo. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Semiótica Greimasiana | - |
dc.subject | Percepção sensível | - |
dc.subject | Canção Infantil | - |
dc.subject | Márcio de Camillo. | - |
dc.title | A SEMIÓTICA GREIMASIANA NAS CANÇÕES INFANTIS DO ÁLBUM CRIANCEIRAS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sueli Maria Ramos da Silva | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação está fundamentada na teoria semiótica de linha francesa. Nosso objetivo geral é realizar a análise semiótica das canções do Álbum Crianceiras do compositor Márcio de Camillo, ao musicalizar poesias de Manoel de Barros. Cabe ressaltar que nossa investigação incide sobre a percepção sensível do enunciatário infantil. A metodologia de análise consiste na utilização do percurso gerativo do sentido como forma de leitura para depreender o sentido sensível das canções, assim como aspectos sonoros e timbrísticos. Selecionamos, essencialmente, o seguinte aparato bibliográfico: (BARROS, 2005), (FIORIN, 2001, 2005), (BERTRAND, 2003), (GREIMAS, 1966), (TATIT, 2019), dentre outras publicações mais recentes, sobretudo dos últimos cinco anos, que tratam da semiótica cancional. Nosso recorte analítico seleciona as canções do Álbum Crianceiras para a análise em suas três camadas: fundamental, narrativa e discursiva. Tomando as unidades cancionais que compõem a totalidade da obra, observamos as relações simétricas entre as canções que compõem o álbum. Nossas análises procuraram identificar: a) os actantes da enunciação: eu/tu; b) o espaço da enunciação; c) a contraposição entre valores positivos e negativos; d) os tempos verbais da enunciação; e) euforia e disforia, resultado estético da obra no contexto região pantanal. Análise das canções realizou-se de modo a nos permitir referenciar às imagens temáticas e figurativas, segundo as quais elas sinalizam a imagem sonora descrita no modelo taitiano para a visualização da linha melódica, de como se dá a relação da letra com a canção (TATIT, 2003). Assim sendo, guardamos a perspectiva de contribuir na ampliação dos estudos acerca da semiótica greimasiana aplicada ao objeto de análise da canção infantil, notadamente no que concerne às composições de Márcio de Camillo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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A SEMIÓTICA GREIMASIANA NA EDUCAÇÃO MUSICAL - AS CANÇOES INFANTIS DO ÁLBUM CRIANCEIRAS.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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