Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Vera de Mattos-
dc.creatorGodin, Cristiane Miranda Magalhães-
dc.creatorWiziack, Suzete Rosana de Castro-
dc.date.accessioned2021-12-02T19:37:22Z-
dc.date.available2021-12-02-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.isbn978-65-86943-75-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4182-
dc.description.abstractThe purpose of this book is to contribute to discussions and research on continuing education of Science teachers from the use of Didactic Sequences, containing investigative experimental activities, in order to awaken critical intellectual autonomy and emancipation, to decide on " what" and "how" to develop teaching with your student, in addition to providing an understanding of Scientific Literacy. It presents results of the training that took place in the public school system in Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). The training was based on the investigations and interventions of the Study and Research Group on Teacher Training and Science Teaching — GEPFOPEC (UFMS/CNPq) in the period 2013-2019. The book is divided into three parts: 1. Education of Elementary School Science Teachers in the Municipal Education Network of Campo Grande —MS" (SEMEDIUFMS); 2. Didactic sequences produced by teachers of state schools in MS, from the project "Research and innovation of pedagogical work in school laboratories: the training of teachers of natural sciences in question" (UFMS/SED/FUNDECT-MS) and, 3. Didactic sequences as research products of Master's in Science Teaching (INFI/ UFMS).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSequencia Didáticapt_BR
dc.subjectAtividade Experimental Investigativapt_BR
dc.subjectEnsino Básico.pt_BR
dc.titleFormação de professores de Ciências com sequências didáticas: estudos, experiências e reflexõespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoA proposta deste livro tem o sentido de contribuir com as discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores de Ciências a partir da utilização de Sequências Didáticas, contendo atividades experimentais investigativas, com o intuito de despertar a autonomia e emancipação intelectual crítica, para decidir sobre "o que" e "como" desenvolver o ensino junto ao seu aluno, além de propiciar a compreensão sobre a Alfabetização Científica. Ele apresenta resultados das formações ocorridas na rede pública de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As formações tiveram por base as investigações e intervenções do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências — GEPFOPEC (UFMS/CNPq) no período 2013-2019. O livro é divido em três partes: 1. Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande —MS" (SEMEDIUFMS); 2. Sequências Didáticas produzidas por professores de escolas estaduais de MS, a partir do projeto "Pesquisa e inovação do trabalho pedagógico nos laboratórios escolares: a formação de professores de ciências da natureza em questão" (UFMS/SED/FUNDECT-MS) e, 3. Sequências Didáticas como produtos de pesquisa de Mestrado em Ensino de Ciências (INFI/UFMS).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores de Ciências com sequências didáticas - estudos, experiências e reflexões.pdf5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.