Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Adriana Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T16:18:17Z | - |
dc.date.available | 2021-12 | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-89995-80-7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4174 | - |
dc.description.abstract | The text presents the book version of a doctoral thesis that sought to investigate how Degree courses in Mathematics are built narratively by their students when they are asked about their initial training to work as Mathematics teachers in Basic Education. For this, were carried out interviews with groups of mathematics undergraduates, freshmen and seniors, from public institutions of higher education in Brazil. In view of these interviews, it was decided to for carrying out a narrative analysis, from the perspective of Bolívar, Domingo y Fernández (2001), in view of the possibility of exploring the singularities perceived in these encounters. How to look at the theoretical studies developed by Larrosa (2016) on the notion of experience and by Skliar (2003) on the reading of the other proved to be a productive path for the production of understandings about the material produced. The narratives show the silencing that permeates the these students' backgrounds and affect them, such as absenteeism and absence from school. of dialogue with the course. In addition, the human relationships experienced in living with teachers, affection and welcoming are significant features of their narratives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.title | Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto apresenta a versão livro de uma tese de doutorado que buscou investigar como cursos de Licenciatura em Matemática são construídos narrativamente por seus estudantes quando esses são indagados acerca de sua formação inicial para atuarem como professores de Matemática na Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas com grupos de licenciandos em matemática, ingressantes e concluintes, de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Diante dessas entrevistas optou-se pela realização de uma análise narrativa, na perspectiva de Bolívar, Domingo y Fernández (2001), tendo em vista a possibilidade de explorar as singularidades percebidas nesses encontros. Como olhar teórico os estudos desenvolvidos por Larrosa (2016) acerca da noção de experiência e por Skliar (2003) quanto a leitura do outro mostraram-se um caminho produtivo para a produção de compreensões acerca do material produzido. As narrativas evidenciam os silenciamentos que perpassam as formações desses estudantes e os afetam, tais como o afastamento da escola e a falta de diálogo com o curso. Além disso, as relações humanas vivenciadas no convívio com professores, a afetividade e o acolhimento são traços significativos de suas narrativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Licenciaturas em Matemática como produção narrativa - aberturas para experiências.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons