Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Adriana Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-12-02T16:18:17Z-
dc.date.available2021-12-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.isbn978-65-89995-80-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4174-
dc.description.abstractThe text presents the book version of a doctoral thesis that sought to investigate how Degree courses in Mathematics are built narratively by their students when they are asked about their initial training to work as Mathematics teachers in Basic Education. For this, were carried out interviews with groups of mathematics undergraduates, freshmen and seniors, from public institutions of higher education in Brazil. In view of these interviews, it was decided to for carrying out a narrative analysis, from the perspective of Bolívar, Domingo y Fernández (2001), in view of the possibility of exploring the singularities perceived in these encounters. How to look at the theoretical studies developed by Larrosa (2016) on the notion of experience and by Skliar (2003) on the reading of the other proved to be a productive path for the production of understandings about the material produced. The narratives show the silencing that permeates the these students' backgrounds and affect them, such as absenteeism and absence from school. of dialogue with the course. In addition, the human relationships experienced in living with teachers, affection and welcoming are significant features of their narratives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.titleLicenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiênciaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoO texto apresenta a versão livro de uma tese de doutorado que buscou investigar como cursos de Licenciatura em Matemática são construídos narrativamente por seus estudantes quando esses são indagados acerca de sua formação inicial para atuarem como professores de Matemática na Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas com grupos de licenciandos em matemática, ingressantes e concluintes, de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Diante dessas entrevistas optou-se pela realização de uma análise narrativa, na perspectiva de Bolívar, Domingo y Fernández (2001), tendo em vista a possibilidade de explorar as singularidades percebidas nesses encontros. Como olhar teórico os estudos desenvolvidos por Larrosa (2016) acerca da noção de experiência e por Skliar (2003) quanto a leitura do outro mostraram-se um caminho produtivo para a produção de compreensões acerca do material produzido. As narrativas evidenciam os silenciamentos que perpassam as formações desses estudantes e os afetam, tais como o afastamento da escola e a falta de diálogo com o curso. Além disso, as relações humanas vivenciadas no convívio com professores, a afetividade e o acolhimento são traços significativos de suas narrativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Licenciaturas em Matemática como produção narrativa - aberturas para experiências.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons