Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | EDILSON KAZUO KUBOTA | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-16T17:58:03Z | - |
dc.date.available | 2021-10-16T17:58:03Z | - |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4056 | - |
dc.description.abstract | Although Computational Thinking (CT) is increasingly researched in the context of education, there are still few studies that investigate teachers’ views on the subject. Furthermore, the few studies addressing the topic are limited to qualitative approaches with small groups of teachers. In order to face this challenge and identify the teachers’ perception about CT, we conducted a quantitative study involving teachers from all regions of Brazil. Through the study, we mapped the software and pedagogical practices that promote skills associated with the theme and identified that only 36% of respondents know the concepts related to the CT, suggesting that the theme and related skills are still little known. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores, Institutos Federais, Pensamento Computacional | - |
dc.title | Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Anderson Correa de Lima | - |
dc.description.resumo | Embora o Pensamento Computacional (PC) seja cada vez mais pesquisado no contexto da educação, ainda são poucos os estudos que investigam a visão do docente sobre o assunto. Além disso, os poucos estudos abordando o tema se limitam a abordagens qualitativas com pequenos grupos de professores. No intuito de enfrentar esse desafio e identificar a percepção docente sobre o PC, conduzimos um estudo quantitativo envolvendo docentes de todas regiões do Brasil. Por meio do estudo, mapeamos os softwares e as práticas pedagógicas que promovem habilidades associadas ao tema e identificamos que apenas 36% dos entrevistados conhecem os conceitos relacionados ao PC, sugerindo que o tema e as habilidades relacionadas ainda são pouco conhecidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Defesa_Template_SBC_v2.pdf | 250,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.