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Tipo: Dissertação
Título: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM FLUXOGRAMA PARA A EXTRAÇÃO DE VÍTIMAS DE COLISÃO AUTOMOBILÍSTICA
Autor(es): HAMILTON MARCIANO DOS SANTOS JUNIOR
Primeiro orientador: Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
Resumo: As colisões e acidentes automobilísticos são a terceira causa de morte precoce no mundo. A assistência pré-hospitalar às vítimas desses acidentes é realizada pelas Equipes de Salvamento e Resgate dos Corpos de Bombeiros e Equipes de Saúde. Ela deve ser realizada por meio de uma abordagem sistematizada e integrada, e o emprego adequado de técnicas e dispositivos. Nesse sentido, o uso de prancha longa para remoção dessas vítimas, pela técnica de extração em ângulo zero (in line extrication), restringe o movimento da coluna e diminui a possibilidade de agravamento do quadro traumático em vítimas com potencial lesão de coluna vertebral. Assim, o desenvolvimento de uma ferramenta que possa ser utilizada pelas diferentes equipes e instituições, que realizam atendimento pré-hospitalar aos acidentes de trânsito com vítimas com potencial lesão de coluna vertebral, se torna importante. Desse modo, o objetivo deste estudo foi validar o conteúdo de um fluxograma para a extração de vítimas de colisão automobilística. Estudo metodológico descritivo, com abordagem mista, desenvolvido em três fases. Na primeira fase, uma Revisão de Escopo foi realizada nas bases eletrônicas de dados e na literatura cinzenta, no primeiro semestre de 2020, em diferentes idiomas, que abordavam técnicas de extração de vítimas de colisão automobilística encarceradas com potencial lesão de coluna vertebral. Na segunda fase, realizou-se um estudo descritivo exploratório, do tipo qualitativo, por meio de dois grupos focais com 18 bombeiros do município de Campo Grande – MS. E, por fim, na terceira fase, foi realizado a construção e validação do conteúdo, realizada por meio de um questionário com escala de Likert, seguido pelo modelo psicométrico de Pasquali adaptado para o estudo e a validação de conteúdo pela técnica Delphi. Realizaram-se duas rodadas da técnica Delphi (I e II). Para a análise dos dados utilizou-se s Índice de Validação de Confiança, o α de Cronbach e o α ordinal para a validação da consistência interna. Como resultados, um total de 33 estudos foram incluídos na Revisão de Escopo e, a partir de suas análises, foi possível identificar os tipos de extração e dispositivos descritos na literatura. A revisão de escopo permitiu observar a necessidade de implementar estratégias de uma prática baseada em evidência científica, e identificar lacunas de conhecimento sobre o tema, principalmente relacionados a efetividade do uso de técnicas de extração. A análise dos grupos focais indicou quais elementos devem compor a construção do fluxograma para extração de vítimas de colisão automobilística. Além disso, indicou fragilidade da prática baseada em evidências relacionada ao salvamento e resgate veicular. A média do Índice de Validação de Confiança (0,91) resultou em um instrumento de alta confiabilidade para novos instrumentos. As fases do Salvamento (Bombeiros Militares) e Resgate (Bombeiros Militares e/ou Equipes de Saúde) ocorrem, ao mesmo tempo para as duas equipes, de forma comum, sistematizada e sequencial sob a gestão do comandante do incidente. A partir do conteúdo validado pelos juízes especialistas, seguiu-se para a construção do fluxograma, produto desse estudo. Estudos futuros devem subsidiar a validação com aplicação prática do fluxograma apresentado, bem como sua utilização pelos profissionais que realizam o salvamento e resgate veicular no Brasil Descritores: Acidentes de trânsito; Ferimentos e lesões; Transporte de pacientes; Serviços médicos de emergência; Estudo de validação; Enfermagem.
Abstract: Car crashes and accidents are the third leading cause of early death in the world. Pre-hospital care for victims of these accidents is carried out by the Rescue and Rescue Teams of the Fire Departments and Health Teams. It must be carried out through a systematic and integrated approach, and the proper use of techniques and devices. In this sense, the use of a long board to remove these victims, using the zero angle extraction technique (in line extrication), restricts spinal movement and reduces the possibility of aggravation of the traumatic condition in victims with potential spinal injury. Thus, the development of a tool that can be used by different teams and institutions, which provide pre-hospital care for traffic accidents with victims with potential spinal injury, becomes important. Thus, the aim of this study was to build and validate the content of a flowchart for the extraction of victims of automobile collisions. Descriptive methodological study, with a mixed approach, developed in three phases. In the first phase, a Scope Review was carried out in electronic databases and gray literature, in the first half of 2020, in different languages, which addressed techniques for extracting victims of car crashes incarcerated with potential spinal injury. In the second phase, an exploratory descriptive study of the qualitative type was carried out through two focus groups with 18 firefighters from the city of Campo Grande - MS. Finally, in the third phase, the construction and validation of the content was carried out, carried out through a questionnaire with a Likert scale, followed by the psychometric model of Pasquali adapted for the study and content validation using the Delphi technique. Two rounds of the Delphi technique (I and II) were performed. For data analysis’s Confidence Validation Index, Cronbach's α and ordinal’s α were used to validate internal consistency. As a result, a total of 33 studies were included in the Scope Review and, based on their analyses, it was possible to identify the types of extraction and devices described in the literature. The scope review allowed us to observe the need to implement strategies based on scientific evidence, and to identify knowledge gaps on the subject, mainly related to the effectiveness of the use of extraction techniques. The analysis of the focus groups indicated which elements should compose the construction of the flowchart for the extraction of victims of automobile collisions. In addition, it indicated the weakness of evidence-based practice related to vehicle rescue and rescue. The mean of the Confidence Validation Index – (0.91) resulted in a highly reliable instrument for new instruments. The Rescue (Military Firefighters) and Rescue (Military Firefighters and/or Health Teams) phases occur at the same time for the two teams, in a common, systematic and sequential manner under the management of the incident commander. Based on the content validated by the expert judges, the flowchart, the product of this study, was constructed. Future studies should support the validation with practical application of the presented flowchart, as well as its use by professionals who carry out vehicle rescue and rescue in Brazil. Keywords: Traffic accidents; Wounds and injuries; Transport of patients; emergency medical services; Validation study; Nursing.
Palavras-chave: Acidentes de trânsito
Ferimentos e lesões
Transporte de pacientes
Serviços médicos de emergência
Estudo de validação
Enfermagem.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4043
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Enfermagem

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