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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorher, Higor Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-08-23T19:42:23Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:10Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3930-
dc.description.abstractThe present research indicates possibilities of insertion of investigative experimentation in the initial formation of Chemistry teachers. Therefore, a didactic intervention was carried out in the discipline of Estágio Obrigatório I, in the Chemistry course at UFMS. The objective of this research was to provide the students of the Chemistry course at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) the opportunity to experience, develop and apply investigative experimental classes, in the context of the Estágio Obrigatório. This study has a qualitative approach, of the participant type of research and used as instruments of data collection, testimonies, interviews, questionnaires, board diaries and reports. The data were analyzed from the limit situations proposed by Paulo Freire and theoretical references from the Chemistry area. These difficulties were overcome as the undergraduate students experienced experimental practices at different levels of investigation, developed during the intervention in the Estágio Obrigatório I discipline, and were challenged to develop and implement level 1 investigative activities in the classroom. Thus, when the teacher is given the opportunity to experience investigative practices in the initial training, possibly, he will be a disseminator of this practices when working at school. We hope that the results of this study, may inspire new researches on investigative experimentation in the formation of the Chemistry teacher. Finally, we understand that investigative activities should be encouraged and valorized in the context of initial training and that the academic be prepared to develop them in real teaching conditions. Keywords: investigative experimentation; teaching chemistry, university graduate.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professores-
dc.subjectEnsino de Química-
dc.subjectPráticas de Ensino-
dc.subjectEstágio Obrigatório-
dc.subjectMetodologia de Ensino-
dc.titleExperimentação investigativa na formação inicial de professores de Química: possibilidade e desafiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Daniele-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta possibilidades de inserção da experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química. Para tanto, foi realizada uma intervenção didática na disciplina de estágio obrigatório I, do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo da pesquisa foi oportunizar aos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMS, a experiência de vivenciar, elaborar e aplicar aulas experimentais investigativas, no contexto do estágio o obrigatório. Este estudo é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante e utilizou como instrumentos de coleta de dados, depoimentos, entrevistas, questionários, diários de bordos e relatórios. Os dados foram analisados a partir das situações-limite propostas por Paulo Freire e referenciais teóricos da área de Química. Com base na análise dos resultados, podemos inferir que, inicialmente, os licenciandos desconheciam o que é e como se elabora uma atividade experimental investigativa, bem como, apresentaram insegurança e dificuldades na elaboração de roteiros experimentais investigativos, principalmente, na criação das situações-problema. Tais dificuldades foram superadas à medida que os licenciandos vivenciaram práticas experimentais de diferentes níveis de investigação, desenvolvidas ao longo da intervenção na disciplina de estágio obrigatório I, e foram desafiados a elaborar e implementar atividades investigativas de nível 1 na regência em sala de aula. Assim, quando ao futuro professor é oportunizado vivenciar práticas investigativas na formação inicial, possivelmente, ele será um disseminador de tais práticas quando estiver atuando na escola. Esperamos que os resultados deste estudo, possam inspirar novas pesquisas sobre a experimentação investigativa na formação do professor de Química. Por fim, entendemos que as atividades investigativas devem ser incentivadas e valorizadas no contexto da formação inicial e, que o licenciando seja preparado para desenvolvê-las nas condições reais de ensino. Palavras-chaves: experimentação investigativa; ensino de química; ensino superior; estágio obrigatório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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