Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLígia Burton Ferreira-
dc.date.accessioned2021-08-06T17:37:54Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:59Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3891-
dc.description.abstractThe goal of this research was to analyze the socially and historically established identity of Antônio Conselheiro, leader in the Canudos war, from fragments present in different existing narratives and the consequences of the diagnosis of psychosis established by the doctor Nina Rodrigues. As an epistemological basis, the studies of Critical Theory of Society are used, especially the notion of fragments by Walter Benjamin, in order to form a constellation about the identity of this subject stigmatized as crazy, mystical and fanatic. Based on the collection of fragments left at the margins of history, it is proposed to see the death of Antônio Conselheiro as an opening, the origin, for another possible understanding of history. In this sense, the collected articles are not exposed to an external logic, but presented in their uniqueness and singularities. When pausing to study the phenomenon, an attempt is made to restore the object to its unique and irreducible dimension, since by joining the pieces of its history, the hope of a fair political horizon is glimpsed. Our intention is not to write a verdict on his identity or even on the events of the war, rather, we seek to find significant fragments of these events, including imagery, that allow some gaps, which still exist, about this individual to be filled, establishing new ones meanings, which sometimes illuminate nuances little explored so far, both in the literature and in other ways of approaching it.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLoucura. História/ Redenção?. Antônio Conselheiro. Narrativa-
dc.titleA divina loucura de Antônio Conselheiro: encontro, tragédia e redenção.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Branca Maria de Meneses-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo a compreensão da identidade estabelecida socialmente e historicamente de Antônio Conselheiro, líder na Guerra de Canudos, a partir de fragmentos presentes em diferentes narrativas, além dos desdobramentos do diagnóstico de psicose estabelecido pelo médico Nina Rodrigues. Como base epistemológica, utiliza-se os estudos da Teoria Crítica da Sociedade, em especial a noção de fragmentos de Walter Benjamin, a fim de se formar o que o filósofo denomina constelação acerca desse sujeito, estigmatizado como louco, místico e fanático. A partir da coleta de fragmentos deixados à margem da história, propõe-se enxergar a morte de Antônio Conselheiro como uma abertura, como a origem para uma outra compreensão possível da história. Nesse sentido, os artigos coletados não são expostos a uma lógica exterior, mas apresentados em sua unicidade e singularidade. Ao nos determos no estudo do fenômeno, tentamos devolver ao objeto sua dimensão única e irredutível, pois, ao “juntar os cacos” da história dessa figura, vislumbra-se a esperança de um horizonte político justo. Nossa pretensão não é escrever um veredito sobre a identidade de Antônio Conselheiro, ou mesmo sobre os acontecimentos da guerra, antes, busca-se encontrar fragmentos significativos desses acontecimentos, inclusive imagéticos, que permitam que algumas lacunas ainda existentes sobre esse indivíduo possam ser preenchidas, estabelecendo novos significados, que, por vezes, iluminam aspectos pouco explorados até então, tanto na literatura quanto em outras formas de abordá-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIA versão final .pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.