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dc.creatorCarlos Roberto de Oliveira Lima-
dc.date.accessioned2021-07-27T21:29:05Z-
dc.date.available2021-09-30T19:58:06Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3860-
dc.description.abstractThis qualitative study is linked to the Master of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul, campus of the Pantanal (UFMS/CPAN) and aims to understand the perceptions of a group of deaf students, the process of subjectivation of these individuals related to the Federal University of Mato Grosso do Sul, Cidade Universitária Campus. As data analysis material, I used two important documents issued by the institution: The Institutional Development Plans from 2010 to 2019 and the Management Reports from 2000 to 2019. Concomitantly with these documents, I conducted a semi-structured interview process with five deaf college students of the campus, of which three are considered a case of student dropout by the Institution and two are regularly enrolled during the research period. The interviews were carried out remotely following the orders of Social Isolation due to the pandemic of the new COVID-19, recorded and transcribed for the composition of the analysis material. The data were analysed in the post-structuralist perspective with the theoretical contribution of Foucault and supported by researchers in the field of Deaf Studies in Education such as Maura Corcini Lopes, Carlos Skliar and Lucyenne Vieira-Machado. The results show that the formation of deaf subjectivities of these students is being developed sometimes based on an auditory social norm that causes tension in the individuals, demanding that they find way to approach the auditory pattern, and sometimes in a linguistic social norm that produces in the target audience a derogatory judgment as people, bringing them, negatively, below the line of “normality” socially established.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO SUPERIOR, AUDISMO-
dc.titleAS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES SURDOS SOBRE O ENSINO SUPERIOR NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ENTRE O PESSOAL E O INSTITUCIONALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fabiano Quadros Ruckert-
dc.description.resumoEste estudo, de caráter qualitativo está vinculado ao Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e tem como objetivo compreender nas percepções de um grupo de discentes surdos, o processo de subjetivação destes sujeitos no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Cidade Universitária. Como material de análise de dados, utilizei dois importantes documentos emitidos pela própria Instituição: os Planos de Desenvolvimento Institucional de 2010 a 2019 e os Relatórios de Gestão de 2000 a 2019. Concomitantemente a estes documentos, realizei um processo de entrevistas semiestruturadas com cinco acadêmicos surdos do referido campus sendo que destes, três são considerados pela Instituição como evadidos e dois estão regularmente matriculados durante o período de pesquisa. As entrevistas foram realizadas a distância seguindo as ordens de Isolamento Social devido a pandemia do novo COVID-19, gravadas e transcritas para a composição do material de análise. Os dados foram tratados a partir da perspectiva pós-estruturalista com o aporte teórico de Foucault e fundamentado com pesquisadores da área dos Estudos Surdos em Educação como Maura Corcini Lopes, Carlos Skliar e Lucyenne Vieira-Machado. Os resultados apontam que a formação de subjetividades surdas destes discentes estão sendo formadas ora com base em uma norma social auditiva que causa uma tensão no próprio sujeito exigindo que este encontre meios de se aproximar do padrão auditivo, e, ora em uma norma social linguística que opera nos sujeitos entrevistados um julgamento de si mesmo depreciativo como sujeito, inscrevendo-se negativamente abaixo da linha da “normalidade” instaurada socialmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)



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