Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rossi, Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T18:56:12Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-86943-65-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3818 | - |
dc.description | SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 01 – GEOGRAFIA E REPRODUÇÃO SOCIAL CAPÍTULO 02 – ESPAÇO GEOGRÁFICO E EDUCAÇÃO CAPÍTULO 03 – ESPAÇO E TERRITÓRIO: UM DESAFIO AO ENSINO CAPÍTULO 04 – EM DEFESA DO REALISMO NO ENSINO DE GEOGRAFIA CAPÍTULO 05 – ESPAÇO, TOTALIDADE E MÉTODO CAPÍTULO 06 – ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONTROLE SOCIAL DOS TERRITÓRIOS | pt_BR |
dc.description.abstract | Rafael Rossi, in this book, presents a debate on the critical teaching of Geography and establishes a connection between questions of Method that involve this science and its confrontation or importance in the practice of teaching Geography. Thus, Geographical Thinking and, specifically, the Methodology of Geography, meet the Methodology of Teaching Geography and, in a broader spectrum, with the idea of Libertarian and Critical Education. This work, therefore, expresses concern with the broader training of the Geography Teacher, taking him as an intellectual who must use the tools of Knowledge to situate himself in the teaching practice, unveiling it and demonstrating that this practice should be, also, philosophical practice, in the deepest sense of the term. (Foreword, Arthur Magon Whitacker) Discussing the teaching of geography should be an undertaking that is predisposed to reflect on the links between this social dimension and education. Even more: it is, in fact, about apprehending and explaining the movement that articulates and synthesizes geography, education and the totality that conforms the social reality in which we live and help to produce. Contributing to a teaching of geography that values the critical transmission of classical knowledge in the sciences (social, nature and exact), arts and philosophy, having as a parameter the defense of the human being, is a humanly emancipatory undertaking. This is what the book the reader has in his hands is about. (Introduction, Rafael Rossi) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Espaço geográfico: ensino e crítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Geographic space: teaching and criticism | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.resumo | Rafael Rossi, neste livro, apresenta um debate sobre o ensino crítico da Geografia e estabelece conexão entre questões de Método que envolvem esta ciência e o seu enfrentamento ou importância na prática do ensino de Geografia. Desse modo, o Pensamento Geográfico e, em específico, a Metodologia da Geografia encontram-se com a Metodologia do Ensino de Geografia e, num espectro mais amplo, com a ideia de Educação libertária e crítica. Esta obra, por isso, expressa preocupação com a formação mais ampla do Professor de Geografia, tomando-o como intelectual que deve se usar das ferramentas do Conhecimento para situar-se na prática docente, desvelando-a e demonstrando que esta prática deve ser, também, prática filosófica, na acepção mais profunda do termo. (Prefácio, Arthur Magon Whitacker) Discutir o ensino de geografia deve ser um empreendimento que se predisponha a refletir sobre os vínculos entre esta dimensão social e a educação. Ainda mais: trata-se, na verdade, de apreender e explicitar o movimento que articula e sintetiza a geografia, a educação e a totalidade que conforma a realidade social na qual vivemos e ajudamos a produzir. Contribuir com um ensino de geografia que preze pela transmissão crítica dos conhecimentos clássicos das ciências (sociais, da natureza e exatas), das artes e da filosofia, tendo como parâmetro a defesa do ser humano é um empreendimento humanamente emancipatório. Sobre isto trata o livro que o leitor tem em suas mãos. (Introdução, Rafael Rossi) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Espaco Geografico ensino e fisica-05-07.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons